8.16.2011

Tomar aspirina não ajuda no tratamento de fertilidade.

Rio - Tomar aspirina durante o tratamento de fertilidade não aumenta as chances da mulher engravidar, de acordo com uma revisão de pesquisas anteriores.

Alguns estudos sugeriram que a aspirina pode ajudar mulheres submetidas à fertilização in vitro, talvez pela melhora da oferta de sangue para o útero e os ovários. O uso de aspirina é controversa, mas muitas clínicas de fertilidade fazem a prescrição durante o tratamento.

A nova análise foi publicada pela Biblioteca Cochrane, especilizada em saúde, que rotineiramente realiza análises independentes de pesquisa existentes para ajudar a orientar médicos. A análise incluiu 13 estudos envolvendo um total de 2.653 participantes. A maioria dos estudos utilizou uma dose de 100 mg de aspirina por dia, começando quando as mulheres começaram a receber tratamentos hormonais, em preparação para a fertilização in vitro.

Nenhuma diferença significativa nas taxas de natalidade ou taxas de gravidez foram encontradas entre mulheres que tomaram aspirina durante seus tratamentos de fertilidade e as que tomaram placebo, de acordo com os estudos incluídos na revisão. Nos estudos que analisaram as taxas de aborto espontâneo, mais uma vez não foram encontradas diferenças entre os grupos de aspirina e placebo.

O novo artigo é uma atualização para uma análise realizada em  2007 que chegou a mesma conclusão. Outra revisão publicada este mês por pesquisadores holandeses também não encontrou qualquer benefício de se tomar aspirina durante a fertilização in vitro, mas uma revisão em 2008 fez sugerir alguma vantagem. São necessários mais ensaios sobre a questão, disseram os pesquisadores.

"O uso de aspirina para mulheres submetidas à fertilização in vitro não pode ser recomendado, devido à falta de provas a partir dos dados do estudo atual", disseram os autores, liderados por Charalambos Siristatidis, da Universidade de Atenas, na Grécia.
POR GARDÊNIA CAVALCANTI
O Dia 

Nenhum comentário: