8.19.2011

Controle da insuficiência renal crônica - cães e gatos ( Com comentários)

A doença renal crônica, por insuficiência do órgão, é muito comum em animais idosos, tanto em cães como em gatos.

O meu post sobre o assunto, escrito em fevereiro de 2009, é o mais acessado pelos meus leitores:


Com tudo isso, podemos concluir que realmente a doença está presente nas rotinas clínicas e preocupa muito os donos de animais.

Sabendo que não há cura, apenas controle, a maior dúvida é de como proporcionar qualidade de vida e longevidade para esses pacientes.

Claro que nenhum médico faz milagre, principalmente naqueles animais que não respondem ao tratamento e não conseguem sair da primeira crise, mas em muitos outros, principalmente nos gatos, conseguimos manter a doença 'estável' por um bom tempo.

Uma crise renal, seja ela a primeira ou outras no decorrer da doença, normalmente se manifesta com vômitos, falta de apetite, apatia, muita ingestão de água com consequente aumento no volume urinário diário e emagrecimento.

O diagnóstico normalmente é fechado quando o animal já está em crise. Após isso, a nossa meta é fazer com que o animal saia da crise, diminuindo as taxas de uréia e creatinina (compostos tóxicos que ficam elevados no sangue nesta doença) e ficando bem clinicamente, voltando a se alimentar e retornando à sua atividade rotineira.

Após sair da primeira crise, chegamos no mais difícil, que é como manter esse paciente bem e evitar outras crises! Muitos cães e gatos ficam controlados apenas com alimentação específica, seja ela industrializada ou caseira, mas sempre com a orientação de um veterinário; já outros necessitam de medicamentos e/ou soroterapia suporte, seja diária , semanal ou com outra frequência.

Eu não tenho bons resultados com hemodiálise para paciente renal crônico, portanto não recomendo para meus pacientes e não vou entrar em detalhes sobre o assunto, até por ter pouca informação e poucos casos.

É de extrema importância ter um veterinário de confiança que acompanhe o resto da vida do paciente renal crônico, inclusive com consultas e exames de rotina, mesmo o animal estando aparentemente bem, pois algumas vezes é possível detectar piora no controle da doença sem o animal ter entrado em crise, obtendo mais sucesso no tratamento recomendado pelo médico.

A maioria desses animais acabam morrendo da doença ou de suas complicações que refletem em outros órgãos, mas felizmente já sabemos que conseguimos mantê-los bem, com qualidade de vida, por um bom tempo, às vezes anos.

Anônimo Lisiane Garcia disse...
Bom dia Dr, estou muito apavorada e preciso de sua opinião. Tenho um cãozinho que hoje (quinta) está com 51 dias de vida. Desde o nascimento sempre hiper saudável, fizemos as duas primeiras desverminações e aos 45 dias a primeira vacina (V10 da Mult Dog). Ocorre que aos 48 dias de vida (segunda feira) ele simplesmente amanheceu fininho (sendo q ele era gordinho), sem apetite, e com diarréia de cor bege clara. No mesmo dia fui a um veterinário, e começamos a administrar Ibatrin + Ranitidina xarope, de 12 em 12hs. Porém ele só piora e desde ontem a diarréia apresenta pedaços marrons junto com líquido também marrom, semelhante a sangue. Quando questiono o veterinário, ele não me dá maiores informações, só diz que é uma virose. Só que estou vendo meu filhote emagrecer a cada dia, sem se alimentar, ou responder ao tratamento. Por favor, me dê uma ajuda, está correto o tratamento com esta medicação? O que pode ser o caso dele? Desde já agradeço muito.
26 de maio de 2011 08:53
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Lisiane, não tenho como saber o que pode ser, porém sempre desconfiamos de viroses ou parasitoses nessa idade. A conduta me parece bem correta, mas infelizmente filhotes com essa idade são bem frágeis e demoram para responder a algum tratamento. Como ele está agora? Daniel Lima
29 de maio de 2011 19:03
Blogger Um momento meu! disse...
Dr,Boa noite!!Tenho uma cocker spaniel de 12 anos.A tempos ela vem bebendo muita agua e fazendo muito xixi.A 10 dias foi diagnosticada com insuficiencia renal e começou a fazer soroterapia e tomar ranididina,alem da raçao especifica.A dois dias ela nao esta comendo,vomitando e muito apática.Sera que existem outros medicamentos pra que ela possa melhorar??Estou muito triste com o sofrimento dela.Desde ja agradeço a atenção.
3 de junho de 2011 20:02
Blogger Daniel Lima disse...
Boa tarde, em relação à Cocker, infelizmente não tem muito mais a ser feito. A soroterapia é fundamental para sair da crise, mas mesmo assim às vezes é bem difícil. Continue no tratamento recomendado e vamos torcer para ela reagir um pouco e começar a se alimentar. Mande notícias e boa sorte. Daniel Lima
4 de junho de 2011 17:47
Blogger Um momento meu! disse...
Obrigada Doutor,ela ainda não esta comendo.Só rezo para ela não estar sentindo dor.E uma situação muito sofrida.
4 de junho de 2011 18:32
Blogger Daniel Lima disse...
Dor ela não sente, é mais um mal estar de intoxicação, que tende a melhorar com a sequência de soros. Daniel Lima
4 de junho de 2011 19:39
Anônimo Alessandro disse...
Olá Dr. Daniel Lima, tenho um poodle de 12 anos que tem 'sopro no coração', sua alimentação sempre foi a base de carne ( restringida há algum tempo por causa da doença ). Há uma semana, feito novamente o exame no coração, constatou-se o aumento dos batimentos cardíacos, sendo assim, com relação a alimentação, restringiu-se também a ingestão de frango. Por isso, venho lhe perguntar , nessas condições, qual é a dieta, ou melhor, os tipos de alimentos que posso dar ao meu cão, uma vez que ele não está comendo nada, como purê de batata com arroz, frutas ( que ele adora ), ricota ? Grato !!!
14 de junho de 2011 02:56
Blogger Karine disse...
Boa Tarde Dr. Daniel Tenho uma Golden Retrivier de 6 anos e meio. Ela foi diagnosticada com IR há mais ou menos 1 mes, exatamente 1 ano após ter passado por uma cirurgia de piometria. Tb foi diagnosticada com linfonodos. Sei que a situação dela é bastante delicada, mas ela não está comendo, e não sei mais o que fazer. Ela toma Ranitidina, Legalon e Ketosteril, fez sorologia, mas continua sem comer. O que eu posso fazer para ajuda-la, uma vez que as unicas coisas que ela quer comer é carne e frango e são justamente as que ela não pode comer!!!
15 de junho de 2011 14:00
Anônimo Alessandro disse...
Olá Dr. Daniel Lima, Tenho um poodle de 12 anos que tem 'sopro no coração', sua alimentação sempre foi a base de carne ( restringida há algum tempo por causa da doença ). Há uma semana, feito novamente o exame no coração, constatou-se o aumento dos batimentos cardíacos, sendo assim, com relação a alimentação, para não afetar os rins, restringiu-se também a ingestão de frango. Por isso, venho lhe perguntar, nessas condições, qual é a dieta, ou melhor, os tipos de alimentos que posso dar ao meu cão, uma vez que ele não está comendo quase nada? Obrigado !
22 de junho de 2011 12:52
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Alessandro, não costumo restringir proteínas por causa de problemas cardíacos, mas cada médico tem uma opinião. Ele tem insuf. renal tb? Uma proteína que recomendo para meus pacientes renais é o peixe, acho bem saudável e não lesa os rins. Converse com seu veterinário sobre td isso. Abs, Daniel Lima
24 de junho de 2011 01:18
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Karine, o que ela não pode é ficar sem comer, portanto nessas horas acho que vale td. Proteína de peixe (salmão, pescada branca) é bem saudável para os rins. Converse com seu veterinário. Vamos nos falando e boa sorte. Abs, Daniel Lima
24 de junho de 2011 01:22
Blogger Karine disse...
Olé Dr. Daniel boa tarde! A Nina minha cachorrinha que está com IR e Linfonodulos está bem melhor.. Começou a comer frango e miolos de pão logo após uma pequena dosagem de quimioterapia para redução dos mesmo. Obrigada pela ajuda qto. a alimentação dela. Um abç.. Karine
26 de junho de 2011 16:55
Blogger Daniel Lima disse...
Que bom Karine. Boa sorte. Abs, Daniel Lima
26 de junho de 2011 17:48
Anônimo Alessandro disse...
Olá Dr. Daniel, respondendo sua pergunta sobre meu poodle de 12 anos... Ele não sofre de insuficiencia renal, pois, há 6 meses, em exame, constatou-se apenas uma pequena elevação da taxa de creatinina, sendo posteriormente realizadas 3 aplicações injetáveis de soro, a fim de controlar os níveis. Na verdade, atualmente não foi realizado novamente o exame para o nível da creatinina, apenas o exame de ultrasom, onde constatou-se o aumento dos batimentos cardíacos. Por isso, pergunto ao sr. se posso ou não continuar a dar carne de frango ao meu cão sem que ocorra problemas renais ? Grato !!!
30 de junho de 2011 05:11
Anônimo Alessandro disse...
Olá novamente Dr. Daniel... Com relação ao meu poodle, venho para uma correção: na verdade foi a uréia e não a creatinina que estava no limite, mediante o exame realizado como relatei. Abraços !
1 de julho de 2011 03:10
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Alessandro, somente com a uréia aumentada não podemos afirmar que tenha sido problema renal, porém não posso lhe orientar sem estar acompanhando o caso. Para paciente renal a melhor proteína é a de peixe, portanto vale a pena saber se realmente ele teve uma crise renal ou não. Ok? Abs, Daniel Lima
1 de julho de 2011 21:05
Anônimo Anônimo disse...
Boa boite Dr.minhafilhinha cocker de 12 anos, que teve tumor maligno de mama e fez Ohs, retirada de tumor e toda a cadeia mamaria em 08-01-09 e em fev/11 passou a apresentar tosse seca com engasgo, sendo diagnosticada com metastase de pulmao,,que fazer?descobri a metastase dia 30-05-11 e passou a tomar meticorten 20mg, furosemida 40mg,codein e antes de toda medicaçao Label de modo a proteger o estomago.,.afetou tb um olhinho com um glaucoma e demos uma injeçao de modo a matar a proliferaçao ali e reduzir a pressao para reduzir a dor.,.me de uma luz, algo mais pode ser feito ou a eutanasia é o melhor?muito obrigada,Gisele
3 de julho de 2011 23:50
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Gisele, infelizmente não temos mto o que fazer para metástase de câncer de mama, porém recomendo manter as medicações enquanto ela estiver com qualidade de vida, aparentemente bem, ativa, sem dor e grandes sofrimentos, se alimentando e participando da rotina da casa. Qdo cair de vez e não responder mais às medicações, aí sim recomendo a eutanásia. Ok? Boa sorte com ela e mande notícias. Abs, Daniel Lima
4 de julho de 2011 23:53
Anônimo Anônimo disse...
Boa noite, Dr.Daniel. Espirros com saída de sangue pelo nariz é um sintoma de rinotraqueíte felina? Qual o tratamento para esta doença? Muito obrigado desde já
6 de julho de 2011 19:52
Anônimo Alessandro disse...
Ok, Doutor, porém, por esclarecimento, sendo ele somente cardíaco devo ou não abolir a carne de frango de sua alimentação ? Obrigado novamente !
8 de julho de 2011 13:24
Blogger Daniel Lima disse...
Pode ser um sintoma de rinotraqueíte felina sim, porém pode ser de muitas outras patologias tb. O tratamento depende de cada caso, pois cada organismo reage de uma forma. Daniel Lima
9 de julho de 2011 19:58
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Alessandro, na minha opinião não deve abolir, porém cada caso é único e só o médico que está acompanhando pode dizer o melhor para ele. Ok? Daniel Lima
9 de julho de 2011 20:02
Anônimo Anônimo disse...
Boa tarde Dr..minha cocker de 12 anos que tecve metastase de pulmao em decorrencia de cirurgia demama, parou de sofrer, a metastase me obrigou a faze-la descansar,,,o sofrimento ja estava enorme.que dor, mas ela já estava dependendo de 6 remedios via venosa e só hospitalizada, meu coraçao já nao aguentava ver aquilo..infelizmente na sexta -feira precisei tomar essa triste decisao e por amor deixe-a ir, levando um pedaço de mim, mas aqui,sem escolhas,o pulmaozinho ja estava em 20%, a tosse seca insuportavel eo desconforto absurdo,,, ela ja nao queria comer, no soro...tendenco a comitar os remedios,,passou sua ultima noite aqui em casa,era seu aniversario e o presente foi ela quem me deu:comeu frango. mas na manhã, demonstrou com aquele olhar que é só dela, que querir partir...a dor esta grande demais mas foi o que pude fazer, uma semana se foi e a dor e as lagrimas nao param por aqui,,minha estrelinha foi para o céu, me esperar para que na ponte do arco-iris um dia nos reencontremos...obrigada pela resposta...Gosele
11 de julho de 2011 17:14
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Gisele, eu sinto muito por ela. Como vc mesma disse, descansou em paz, foi melhor assim. Abs, Daniel Lima
17 de julho de 2011 18:33
Anônimo Fernanda disse...
Olá Doutor, hoje minha cachorrinha faleceu por conta desta doença renal, o que nao me conformo é que ela fez um exame de sangue há 8 meses e estava tudo normal, nao havia nenhum problema, ela nao é idosa tem apenas 6 anos q acabara de completar e tb sempre foi muito saudável ,brincalhona etc e apesar de sempre, a muitos anos, ela sempre beber muita agua e urinar bastante, porque nao foi detectado nada nos exames de sangue, nunca , faço periodicamente de 6 em 6 meses e as vezes passa uns meses mas sempre fiz com todos os indices para previnir essas doenças ja que a mae dela tinha, eu sempre desconfiei dessas doenças e estes exames sempre dava creatinina 0,5 e a ultima 0,8???porque atacou derrepente e em 2 dias ela veio a falecer mesmo com acompanhamento semestral ao veterinario, isso é normal ou devo desconfiar dos meus veterinarios pois levava em 3 para verificar as opiniões e sempre eram as mesmas, achei estranho esse indicie vir a 6,8 em 8 meses, isso acontece mesmo? obrigada se puder me ajudar.
18 de julho de 2011 18:41
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Fernanda, infelizmente a IR é uma doença bem ingrata mesmo e tb pode acometer cães mais novos, como a sua. Ela se manifesta dessa forma mesmo, e qdo aparece, as enzimas logo já ficam altas e o animal já fica bem ruim clinicamente. Mtos não respondem ao tratamento e acabam vindo a óbito mto cedo. Os exames nunca acusaram nada pq ela estava bem e não tinha a doença. Ok? Sinto mto por ela e fiquem bem. Abs, Daniel Lima
21 de julho de 2011 21:03
Anônimo Carol disse...
Oi Doutor, Gostaria de saber se posso substituir a pescada branca por filé de merluza?? Tem algum problema??? Grata desde já!!! Atenciosamente, Carol
22 de julho de 2011 14:53
Anônimo Angélica disse...
Boa noite Dr, meu cachorro mestico de cockie e vira-lata de 9 anos, começou a emagrecer de uns 2 meses pra cá, a cerca de uma semana constatei que sua barriguinha estava muito grande e o levei ao vet., foi feito um ultrassom e com ele diagnosticado um tumor no figado em estagio avançado, e tbem um pouco de infecção pelo acumulo de liquido na barriga, a veterinária passou furosemida (40 mg 1 comp de 12/12hs), meticorten (20 mg 1/2 comp. 1x ano dia)ambos de uso humano e tbem synulox (1/2 comp de 12/12hs por 7 dias para a infecção), sua barriguinha murchou, ele está mais ativo do que nunca, se alimentando bem até parece que naum esta doente. O Sr acha o que o tumor pode regridir somente com estes medicamentos, ou seria necessário um outro tipo de tratamento mais forte. Quanto tempo aproximado de vida o sr acha que ele pode ter somente com este tratamento. Aguardo sua resposta, obrigada
25 de julho de 2011 23:17
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Carol, pode sim, tenho alguns pacientes que comem. Abs, Daniel Lima
26 de julho de 2011 18:05
Blogger Daniel Lima disse...
Oi Angélica, dificilmente os tumores regridem com facilidade, mas pode acontecer. Se quiser pensar em quimioterapia, pode pensar em realizar uma biópsia do tumor antes, mas eu não faço, pois não tenho bons resultados. Seria importante realizar a função hepática para podermos ter mais informações sobre o qto está comprometendo o órgão. Daniel Lima
26 de julho de 2011 18:15

5 comentários:

Ana nalon disse...

oi Dr meu nome é Ana tenho um labrador de oito meses ele é vacinado com as tres doses da v 10 e tomou a vacina contra a raiva dia dia 26 de agosto,dia 29 ele começou a tossir levei no vet e ele entrou com dexium e antibiotico sub cutaneo ele so piorou dai depois de uns cinco dias ele disse que era cinonmose e aplicou cino-globulim piorou daí eu procurei outro vet que fez hemograma e disse que era doença do carrapato ele esta usando tetraciclina ja tomou duas doses de quatro em quatro dias e sulfato ferroso 20 gts mais dipirona 20 gts pois ele estava...com vinte quilos agora acho que ele emagreceu mais pois ele ñ quer comer de jeito nenhum ja levei ele para fazer soroterapia uma vez pois o meu salario ja se foi,o vet tbm aplicou uma injeçao la no consultorio tbm e disse que vai ter que tomar mais duas[1 por mes]ah e eu to dando poteney 2 ml sub cutaneo o que ta me preocupando é a falta de apetite dele....já faz 9 dias hoje que ele ñ quer se alimentar será que posso dar ranitidina xarope para ele ele come matinhos e esta tomando á pelo ao menos.Parábens pelo seu dia de hoje que Deus ilumine vce os outros veterinarios que salvam a vida dos nossos bichinhos de dia de noite e a qualquer hora...

Ana nalon disse...

Ajude!!!

preciso de orientaçao disse...

minha cachorrade 7anos esta com insufieciencia renal,estou levando ela a veterinaria e ela passou dietas a ela só q ela esta muito triste nem come mais a dias,estou dando soro 10 ml desoro acada 1h,pra tentar controlar o vomito dela,levei ela pra tomar soro na veia só q ela nao volta a comer,e a veterinaria disse q continua gravissimo o quadro dela pq ela nao ta reagindo,oque fazer doutor nao aguento mais ver ela deitada sofrendo

Lar doce Lar disse...

Doutor, meu "filhotinho" (york, 8 anos) tem IRC e , apesar de nao apresentar apatia, mudanças nas fezes e perda de apetite, vem reijeitando a comida (renal da k/d - comida seca. Tudo o que alguém come perto dele, ele "pede" e , no desespero, deu um batata cozida com cenoura sem tempeiro para que ele nao ficasse mais tempo se comer. Gostaria de saber se voce tem algum sugestao quanto a alimentação dele. Tem algo que eu possa acrescentar a dieta? algo que eu possa fazer para que a comidinha fique atrativa de novo? Muito obrigada pelo seu trabalho e atenção conosco (pais e filhotinhos de patas).

Anônimo disse...

A paz do Senhor boa noite eu nao sei mais o que fazer o meu gato esta emagrecendo muito e ja nao se alimenta e so faz para dormir , ja nao sei o que faço pois onde deita ele acaba fazendo suas necessidades