Conselho Federal de Medicina bane exposição do 'antes e depois' e proíbe propaganda de pacientes
A resolução será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, mas passa a valer em 180 dias. Na verdade, são recomendações para os médicos, mas sem força de lei.
Em programas de entrevistas ou mesmo em reportagens os médicos não poderão anunciar serviços, dar telefones, endereços ou ter participação que tenha como fundo conquistar novos clientes. Os comentários devem ser esclarecedores e educativos, evitando o sensacionalismo.
As novas regras exigem também que o médico indique em local claro seu CRM em cartões ou mesmo anúncios em revistas. De acordo com o conselho, isso facilitará ao paciente pesquisar sua situação (se está ativo ou cassado) e se realmente o número anunciado pertence ao profissional.
O profissional responsável pelas instituições deve ter a função destacada em locais visíveis. A medida vale para diretores de clinicas privadas e públicas.
Segundo o CRM, a preocupação é estimular um comportamento transparente, ético, educativo e não sensacionalista entre os profissionais.
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