8.15.2011

A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR SOLAR EM TODAS AS ESTAÇÕES

A importância do protetor solar em todas as estações
Dermatologista ressalta os cuidados que devemos ter com a pele até mesmo no inverno.

Apesar de estarmos no inverno, os dias ensolarados têm sido mais freqüentes. Por isso, independentemente da temperatura, sempre devemos ter cuidados com a nossa pele, principalmente quando o assunto é a proteção solar. O Sol forte traz muitos danos, como envelhecimento precoce, queimaduras, e até mesmo o câncer de pele.

“Os danos causados pelo Sol são muitos. Os mais comuns e que podem atingir toda a população é o câncer de pele. A proteção solar deve começar na infância, visto que o principal fator de risco é o efeito cumulativo da radiação solar na pele. Hoje, sabemos até que o Sol acelera o envelhecimento cutâneo. Por esta razão, mesmo se o dia estiver nublado, é necessário o uso do protetor solar”, esclarece a dermatologista Gisele Ferreira.

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o tipo de protetor solar. Mas, a especialista orienta que a busca está vinculada ao tipo de pele e o estilo de vida de cada um:  “Por exemplo, se a pessoa trabalha diariamente com total exposição ao Sol, o protetor será diferente daquela que permanece durante um longo período do dia em um escritório. O ideal é a utilização diária de filtros solares com fator de proteção (FPS) acima de 30. É importante, também, a reaplicação, podendo ser de duas a três vezes por dia. Um FPS mais alto é indicado para pacientes que apresentam alguma patologia”.

Ainda de acordo com a especialista, em locais como praia e piscinas, a aplicação do produto deve ser feita 10 minutos antes da exposição ao Sol. “É preciso reaplicar o protetor a cada duas horas. Hoje já existem filtros solares mais resistentes à água. De qualquer forma, está indicada a reaplicação após sair da água”, recomenda.

Quando o assunto é acne, Dra. Gisele explica que uma das causas é a combinação errada de um protetor solar e um determinado tipo de pele. “O dermatologista deve examinar a pele do paciente e indicar o produto adequado. Em geral, deve-se dar preferência aos filtros Oil free (que reagem bem à pele oleosa) ou não comedogênicos, que evitam a erupção ou obstrução dos poros”, instrui a dermatologista.

Já para as mulheres que por algum motivo precisam usar maquiagem diariamente, vai um alerta: “O ideal é aplicar o protetor e antes de se maquiar. Só depois que o produto já estiver seco é que ela deve começar a passar os produtos de beleza”, finaliza.
Há uma lista a ser observada. Conheça!

Durante os 365 dias do ano é necessário usar e abusar dos protetores solares, principalmente quando se vive num país tropical como o Brasil. A pele exposta aos efeitos externos como a poluição, o vento e os raios UVB e UVA sofre com o envelhecimento precoce, a aparição de rugas e o câncer de pele. Há muito tempo já é de conhecimento popular que prevenir esses malefícios não é nada complicado.  O uso contínuo dos protetores e bloqueadores solares é a saída.
Apesar da aparente solução, é possível encontrar muitas pessoas que tem dificuldade de usar corretamente o protetor ou comprar o produto ideal. A dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), em São Paulo, dá dicas importantes de como comprar o protetor solar certo para não se arrepender depois.
No momento da compra devem ser observados:
- Número de registro do produto na Anvisa/MS;
- Indicação do FPS (de acordo com o tipo de pele);
- Modo de usar;
- Prazo de validade;
- Indicação da necessidade de reaplicação do produto para manutenção de sua eficácia;
- Orientações e advertências, tais como: “Atenção: este produto não oferece nenhuma proteção contra insolação”.
A médica destaca, ainda, novos cuidados que devem ser observados em relação ao uso. São eles:
- Aplique o protetor solar na pele, no mínimo, 30 minutos antes da exposição ao sol;
- Todos os protetores solares, mesmo os resistentes à água, devem ser reaplicados após: duas horas de exposição contínua ao sol; nadar ou mergulhar; secar-se com toalhas; praticar exercícios físicos e suar excessivamente.
- Não se esqueça de passar protetor nas partes mais vulneráveis como: orelhas, pescoço, nariz, pés e mãos.
Câncer de pele no Brasil
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), “embora o câncer de pele seja o mais frequente e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado nos estágios iniciais.
“Nos últimos anos houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho.

Nenhum comentário: