8.19.2011

COMO GUARDAR OS MEDICAMENTOS DE FORMA ADEQUADA

A melhor forma armazenar seu remédio/ Foto: Leonardo Aversa Erros de estocagem alteram as fórmulas dos medicamentos, fazendo-os perder eficácia ou até tornarem-se prejudiciais para a saúde
RIO - Você sabia que nenhum medicamento pode ficar exposto a uma temperatura superior a 32 graus Celsius? O calor em excesso altera as propriedades do remédio, fazendo com que ele perca o efeito ou até se torne prejudicial à saúde.
A maioria dos fabricantes recomenda que seus produtos sejam estocados a temperaturas entre 68 e 77 graus Fahrenreit (20 e 25 graus Celsius), ensina com Skye McKennon, professora assistente da Escola de Farmácia da Universidade de Washington, em reportagem publicada no "New York Times".
- Na verdade, este é o intervalo de temperatura que garante a integridade dos produtos médicos. E em períodos de altas ondas de calor ou de frio, a estocagem pode atingir temperaturas maiores ou menores, o que prejudica a potência dos medicamentos. Alguns deles podem até ameaçar a saúde.
Para pacientes de doenças crônicas, como diabetes e cardiopatias, uma dose prejudicada de um medicamento importante, como insulina, por exemplo, pode ser um risco de vida. Mas mesmo medicamentos comuns podem ter efeitos prejudiciais à saúde e não se pode dizer quando os efeitos serão danosos apenas olhando o frasco ou o remédio - avisa a farmacêutica Janet Engle, ex-presidente da Associação Americana de Farmacêuticos.
A Dra McKennon acrescenta que alguns antibióticos perdem potência e podem causar danos ao estômago ou ao fígado, quando alterados pela temperatura ambiente. Uma aspirina comprometida leva à irritação do estômago e várias formas de cortisona tornam-se inúteis quando submetidas ao calor excessivo.
Os testes vendidos em farmácia também são alterados com o calor excessivo, incluindo os que medem os níveis de açúcar no sangue, os testes de gravidez e de ovulação, todos altamente sensíveis à umidade. E quando usados podem levar a resultados falsos.
Medicamentos para tireóides, para evitar gravidez e para tratamentos hormonais também são especialmente suscetíveis às altas temperaturas ou a mudanças bruscas de temperatura. Todos são feitos à base de proteína e proteínas mudam suas características.
- Pense num ovo: quando ele esquenta, cozinha... - diz a doutora McKennon
Cuidados especiais devem ser ministrados para medicamentos que levem insulina, substâncias anticoagulantes ou drogas anticonvulsivas.
- Pequenas mudanças em doses de medicamentos deste tipo podem fazer uma grande diferença no tratamento e ameaçar a saúde - acrescenta.
O frio pode ser perigoso também. Drogas como insulina perdem sua potência quando congelam. O mesmo ocorre com qualquer medicamento cujo frasco precisa ser sacudido antes de ser usado. Para ter garantia de que um medicamento não perdeu sua eficácia, é preciso que ele seja mantido num lugar seguro, seco, em temperatura amena, em embalagem adequada. E quando for transportado, é preciso que as condições de transporte respeitem os intervalos de temperatura a que os medicamentos devem estar submetidos.
No caso da insulina, uma recomendação especial: frascos fechados de insulina devem ser guardados na geladeira ( não no freser).

O Globo

Nenhum comentário: