10.04.2011

Chá branco é mais eficaz que o chá verde


Os benefícios do chá branco/ Foto: Monica Imbuzeiro
RIO - Camellia sinensis é o nome por trás dos chás preto, verde, vermelho e branco: receita chinesa para combater a obesidade, o envelhecimento, o colesterol ruim (LDL) e ainda prevenir doenças como câncer. Menos amargo, com menor concentração de cafeína que o preto e mais antioxidantes que todos os outros, o chá branco é o queridinho da vez porque duas pesquisas universitárias revelam seus poderes para a saúde.
Uma pesquisa da Universidade do Estado de Oregon, nos EUA, mostrou que a maior concentração de polifenóis - um antioxidante - no chá branco faz ele ser mais eficaz que o verde na inibição de mutações do DNA, fator causador de tumores. O chá branco tem até 40% mais antioxidantes do que os outros chás derivados da Camellia sinensis. Um outro estudo, da Kingston University, no Reino Unido, descobriu que propriedades da bebida reduzem o risco de doenças cardíacas, de artrite reumatoide, e retarda a quebra de elastina e a perda de colágeno da pele, por causa do envelhecimento.
A empresária Zazá Piereck, dona do Zazá Bistrô, em Ipanema, trouxe o chá da China no início deste ano e todos os dias toma até seis xícaras da infusão, que também é servida no restaurante - ritual que garante uma sensação de bem-estar, uma pele mais bonita e um corpo mais saudável.
- Tomo de manhã e depois do almoço. Não bebo à noite por causa da cafeína. Já conhecia o chá branco, mas só encontrei um de boa qualidade na China - conta.
O chá branco é mesmo mais difícil de ser encontrado. Por ser colhido apenas uma vez ao ano, produzidos a partir de brotos que não são expostos ao calor muito forte, conserva grande parte dos antioxidantes naturais da planta. O resultado é a prevenção de doenças cardiovasculares. Como isto acontece? Os antioxidantes da planta são poderosos combatentes dos radicais livres presentes no corpo. Além disto, o teor de cafeína (200ml do chá contêm cerca de 75mg de cafeína) acelera o metabolismo, ajudando a queima calórica e, portanto, a eliminação da gordura.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia, Roberto Boorhem, esses benefícios do chá branco são alcançados porque, quando o corpo humano está com alta concentração de radicais livres e de colesterol ruim, há uma reação química no organismo: os radicais livres oxidam as moléculas de colesterol, transformando-as em gordura agressora das células. Essa gordura inflama as artérias e entope os vasos, podendo causar problemas vasculares, inclusive trombose. Os radicais livres também atacam os neurônios e o material genético da célula, levando a doenças degenerativas e favorecendo o surgimento de tumores.
Mas os efeitos benéficos da bebida devem ser associados, claro, a hábitos de vida saudáveis. Zazá, por exemplo, pratica meditação, faz exercícios regularmente e tem dieta equilibrada, com destaque para alimentos orgânicos. Neste caso, o chá funciona como coadjuvantes da dieta. Para Boorhem, ninguém deve usar chás por conta própria para tratar doenças:
- Se quiser um tratamento natural, procure um médico com capacitação em plantas medicinais - aconselha ele.
Há contraindicações importantes. Pessoas com problemas de taquicardia e hipertensão não devem beber chá sem consentimento do médico, devido ao efeito estimulante da cafeína. Para quem está apto a consumir o chá branco, os especialistas recomendam beber até três xícaras por dia. E, para prepará-lo, é importante seguir as recomendações da embalagem do produto, a fim de não amargar. Se quiser um gostinho a mais, basta um cravo ou uma canela.

Nenhum comentário: