10.04.2011

Como Ser Carismático

George Clooney, famoso pelo seu charme
George Clooney, famoso pelo seu charme

Charme é a arte de ter uma personalidade atraente. Esta qualidade só pode ser alcançada com o tempo. Enquanto todos nascem com graus diferentes de charme, muito pode ser aprendido através da prática e paciência. Assim como dança, quanto mais pratica, melhor fica. O esforço e a atenção cuidadosa as necessidades e desejos dos outros vai tornar o charme uma parte permanente da sua personalidade.

Passos

  1. Melhore sua postura. Enquanto estiver caminhando, é importante manter uma postura ereta porém relaxada. Pode parecer estranho ou exibicionismo quando praticar pela primeira vez, mas pratique.
  2. Relaxe os músculos da face até que você tenha uma expressão natural e agradável permanentemente gravada na face. Para algumas pessoas, significa pensar em algo que as faz alegres.
  3. Estabeleça uma conexão. Quando os seus olhos se cruzarem com o de outra pessoa, acene com a cabeça e sorria ligeiramente demonstrando uma sutil alegria. Não se preocupe com a reação da outra pessoa, e não exagere.
  4. Lembre´se dos nomes das pessoas logo após o primeiro encontro. Isto demanda um grande esforço para a maioria das pessoas. Repetir o nome da pessoa enquanto diz o seu vai ajudá-lo a lembrar-se mais facilmente. Por exemplo: "Oi Pedro, eu sou a Júlia". Continue com a conversa e repita o nome da pessoa. Repita mais uma vez quando se despedir. Não se trata somente de lhe ajudar a lembrar-se do nome da pessoa, quanto mais disser o nome de uma pessoa, mais ela vai sentir que você gosta dela, e maior a chance de quebrar o gelo.
  5. Interesse-se pelas pessoas. Se você conhecer alguem novo, por exemplo um colega de trabalho, um colega de escola, um amigo de um amigo, etc. Descubra coisas sobre a família dela e os seus interesses. Pergunte pelos nomes dos membros da família, e os memorize. Pergunte sobre seus interesses e hobbies. Estes dois assuntos vão garantir uma conversa muito melhor do que ficar conversando sobre a escola ou o trabalho. A maioria das pessoas não gosta de pensar nessas coisas em ocasiões sociais a não ser que sejam obrigadas. Mesmo que o assunto surja, você deve entender o valor de tirar férias destes assuntos.
  6. Escolha os assuntos de acordo com a audiência. Isto significa falar mais dos assuntos que interessam aqueles que estão a sua volta, mesmo que você não seja tão bom neles. Se estiver em pessoas interessadas em esportes, comente sobre o jogo, ou a ascenção de um time ou jogador. Se estiver em um grupo de pessoas com o mesmo hobby, traga o assunto a tona e converse sobre filmes, escalada, pescaria, etc. Ninguém espera que você seja expert em tudo. É o seu nível de interesse em falar de assuntos interessantes para as pessoas a sua volta que importa. Tenha a mente aberta. Deixe os outros explicarem. Se alguém pensar errôneamente que você sabe mais sobre o assunto, seja honesto e diga que seu conhecimento sobre o assunto é limitado, mas que você espera aprender mais.
  7. Elogie ao invés de fofocar. Se estiver falando com alguém ou falando em um grupo de pessoas, e um terceiro aparece no assunto de modo positivo ou negativo, seja o primeiro a mencionar algo que você gosta sobre ela. Sinceridade é a maior ferramenta em ser charmoso, pois você vai ser bem visto. Também tem o benefício de criar confiança em você. "Oh, ele/a nunca tem nada ruim a dizer de ninguém". Eles sabem que suas reputações estão seguras com você.
  8. Seja honesto. Uma mentira é algo que você diz para o qual existe provas em contrário em algum lugar. Se disser a Maria que gosta da Júlia e ao Pedro que não, um dia Maria e Pedro vão conversar e sua reputação será arruinada. Ninguém irá acreditar em nada do que diz.
  9. Elogie generosamente, especialmente para aumentar a auto-estima de alguém. Tentepegar algo que aprecie em uma situação e expresse verbalmente seu agrado. Se gosta de algo ou alguém, encontrar um modo cirativo de dizer e dizê-lo imediatamente é importante. Se esperar muito, vai soar falso e em má hora, especialmente se outros forem mais rápido. Se perceber que alguém está se esforçando com algo, elogie mesmo que ache que há espaço para melhoras. Se perceber que alguém mudou algo em si mesmo, elogie não importa o que realmente pense. Se perguntarem sua opinião, seja charmoso e desvie do assunto com um elogio bem abrangente e geral.
  10. Seja gracioso ao aceitar elogios. Não acredite que o elogio é dado com intenções genuínas. mesmo que alguem faça um elogio por pena, sempre existe uma semente de inveja escondida no coração desta pessoa. Seja efusivo ao aceitar o elogio. Vá além de um mero "obrigado", e encaixe um "estou realmente grato que você gostou" ou "é muita gentileza sua ter percebido". Estes são boas respostas para elogios. Evite devolver com uma patada. Não há nada pior para uma pessoa que faz um elogio do que receber um "Bem, eu gostaria de ser tão ____ quanto você". É o mesmo que dizer "não, eu não sou o que você diz, e sua opinião está errada".
  11. Controle sua voz. O tom de voz é crucial. A maioria das pessoa se sente insegura, e não têm a habilidade de aceitar elogios. Por causa disso, quando elogiar, seja sutil. Quando você disser "você está bonita hoje", deve ser feito no mesmo tom de voz que você usaria para dizer "está um belo dia". Qualquer variação do seu tom de voz normal vai causar suspeitas sobre a sua sinceridade. E como você está tentando ser uma pessoa suave, alegre e cuidadosa, a sua voz vai trair sua insegurança em comentários simples e complicados. Pratique os elogios em um gravador e veja como soa. Parece sincero? Mesmo que seu elogio não seja verdade, ele deve parecer sincero! Pratique até que consiga fazer certo.

Dicas

  • Sempre fique relaxado. Você quer agradar os outros, mas não se preocupe com o que eles estão pensando. Se você se preocupar, vai estar escrito na sua cara e você vai ser visto como um capacho, ou um puxa-saco - uma pessoa com uma necessidade desesperada de ser querido. E lembre-se, o que as pessoas estão pensando raramente é sobre você. Geralmente é sobre elas mesmas e seus interesses.
  • O grau de charme que você possui depende da criatividade do seu elogio. Diga algo que não seja imediatamente óbvio e diga de modo poético. É bom ter alguns elogios e frases premeditados, mas as pessoas mais charmosas são as que conseguem inventar elogios na hora. Deste modo, você pode ter certeza de que está sendo original.
  • Uma vez ou outra você não terá outra alternativa a não ser expressar uma opinião que poucas pessoas compartilham (para manter-se honesto). Você tem que fazer isto com humor. O humor será a colher de doce que ajuda o remédio a descer.
  • Empatia é a chave do charme. Se você não puder saber o que faz as pessoas felizes ou tristes, você não terá como saber se está dizendo a coisa certa ou errada.

Avisos

  • Nunca discuta. Lembre-se de que se metade das pessoas que escutou a discussão concordar e metade discordar, você falhou em ser charmoso. O que você diz têm que ser agradável a 100% das pessoas que irão escutar, não importa se diretamente ou não.
  • Nunca ria das suas próprias piadas. Isto cheira a mau gosto. A piada tem de sobreviver sozinha (uma dica para quem não consegue contar piadas engraçadas sem rir: leia, treine antes a piada em voz alta, assim você se acostuma com a mesma).
  • Você pode dar um sorriso generoso. E não se preocupe se ninguem rir de suas piadas. Algumas vezes as pessoas não escutam direito ou entendem uma piada, e é embaraçoso mostrar que alguem não "pegou" a piada, assim como é para a pessoa que contou a piada quando ela agrava o clima.
  • Nunca explique nada demais. Fazer isto é forçar seu ponto de vista. Infelizmente, isto também confirma uma falta de auto-estima, pois você não consegue acreditar que os outros entenderam seu argumento. Além disso, demonstra arrrogância pois mostra que você acha que a audiência não pode pensar por conta própria. As pessoas irão escutar o que você têm a dizer quando você cortar as explicações desnecessárias e forçá-las a serem ouvintes ativos. Confie na capacidade da audiência de somar dois mais dois, e eles vão lhe achar irresistível.
  • Muitas pessoas confundem arrogância com charme. Na verdade, arrogância é anti-charme. Pessoas charmosas vivem para agradar os outros. Pessoas arrogantes vivem para a gradar a si mesmos. Arrogância só atrai pessoas inseguras, enquanto o charme atrai a todos.





Nenhum comentário: