Primeiro tem abrigo e alimentação e estende isto a seu círculo.*
Com segurança e confiança, consegue um papel de destaque no seu ambiente. Sente-se contente por poder compartilhar isto.Aí então inicia sua busca pela auto realização.É a vida continuando...
Aquilo que se deseja fica na mente, durante muito tempo, até décadas. Todos temos habilidades a serem desenvolvidas. E as desenvolvemos segundo as expectativas pessoais e sociais. As vezes voce pode ouvir um lamento dentro de si, as vezes não. Mas aqueles que escutam este som doído, preste atenção. É um aviso de que tem uma missão na sua vida. Um propósito que ainda não realizou.Não precisa parar com sua vida. Ouça seu coração. Até que este pequeno lamento se transformará em um barulho tão imenso, que o relâmpago do reconhecimento se revelará. Eis que chega a oportunidade da auto realização.
Por Noeliza
* Há algumas décadas, Abraham Maslow propôs um modelo a respeito das necessidades humanas que precisam ser satisfeitas dentro de um contexto geral e organizacional. Foi criada a famosa pirâmide das necessidades de Maslow, onde o autor sugere que o ser humano busca ter suas necessidades fisiológicas, de segurança, relacionamento, estima e realização satisfeitas nessa ordem. Pegando um gancho na teoria de Maslow, quero expor agora 5 necessidades humanas atuais que podem ser satisfeitas através das mídias sociais. Na verdade, as mídias sociais elevam a satisfação dessas necessidades e nós precisamos conhecê-las.
1. Relacionamento
Nós, seres humanos, somos totalmente relacionais. Nossa espécie vive em grupo e temos necessidade de estarmos juntos de outras pessoas. Vivemos em família, amigos, tribos, religião, etc. Sempre estamos inseridos num grupo no qual nos identificamos. Essa é a grande primeira causa do uso em excesso de mídias sociais. Através delas, podemos nos relacionar com milhares de pessoas. Podemos pertencer a comunidades e grupos, podemos nos relacionar sem a barreira geográfica. As mídias sociais potencializam nossa satisfação em relacionamentos.2. Externalização
Usei essa expressão para dar um sentido mais geral nesse ponto. Todos nós temos a necessidade de externalizar nossos pensamentos e sentimentos. Num mundo corrido como o de hoje, essa necessidade passa a ser um desafio ainda maior. Não temos mais tanto tempo para sentar e ter uma longa conversa. Precisamos contar o que está por dentro, e nada melhor do que as mídias sociais para fazermos isso. É nossa porta de saída para o mundo. Agora podemos externalizar a qualquer hora, em tempo real, para todos.3. Aprendizado
A busca pelo conhecimento nunca saiu da cabeça humana. Estamos descobrindo o novo desde o tempo das cavernas. Antes as descobertas eram lentas, mas hoje estamos aprendendo algo novo a cada segundo. Onde buscar esse conhecimento a jato? Nas mídias sociais! Usuários estão buscando conteúdo e mais conteúdo para descobrir o novo, buscar inovações e renovar a mente. As mídias sociais são um banquete de conhecimento e satisfazem nossa sede de aprendizado.4. Colaboração
Aqui está uma necessidade que fará a diferença se for bem satisfeita. A colaboração está, atualmente, no centro da vontade humana mais do que nunca. Queremos ajudar, participar e promover algo em torno de um bem comum. Queremos fazer parte de algo maior. Queremos nos juntar a uma causa e colaborar com algo importante. É a necessidade de espírito que Kotler defende no seu livro Marketing 3.0. As mídias sociais são, de novo, nosso canal de satisfação, possibilitando a colaboração mútua em grandes e diversas causas. Isso faz bem para a consciência humana.5. Reconhecimento
Para finalizar, chegamos ao resultado final de nossas ações: reconhecimento. Sempre estamos buscando por reconhecimento e isso não é nada ruim. Todos merecem o seu devido reconhecimento. Aqui está outro grande poder de satisfação das mídias sociais. O fato de ser reconhecido publicamente fica ainda melhor na frente de milhares de pessoas na web. Reconhecer é motivar e fidelizar! Talvez essa seja a necessidade mais fácil de satisfazer, um simples RT /curtir/compartilhar/mencionar faz a diferença.O desafio agora é refletir sobre essas necessidades e traças estratégias e ações para satisfazê-las. Mesmo sendo complexas e muito importantes, não é difícil gerar satisfação através das mídias sociais. Os usuários estão gritando por elas, satisfaça e você ganhará mais que clientes, ganhará seguidores e fãs, no sentido real dessas palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário