11.28.2012

Determinação e foco para atingir um determinado objetivo


Mulher escalando>
shutterstock
O que leva uma pessoa a desistir de um objetivo? Será que ele já não era mais tão desejado ou o caminho escolhido não foi o mais adequado? No meio de tantos questionamentos uma única palavra responde a uma grande parcela dessas perguntas: Determinação. A quantidade de metas abandonadas pelo caminho mostra como é importante estar determinado para conquistar os objetivos e chegar lá.
O primeiro passo é definir qual é a meta e ter em mente que ela será cheia de nuances. Tália Jaoui, palestrante comportamental e especialista em programação neurolinguística, comenta que para ter sucesso na sua conquista é preciso se comprometer com submetas e atrelar uma grande sensação ao seu objetivo. "É essa associação que diferencia um objetivo de um simples desejo", comenta Tália. Odair José Comin, psicólogo clínico e autor do livro "Mestre das emoções", salienta que é preciso ter clareza no que se quer e identificar os motivos que o levam correr atrás desse objetivo. "Colocar suas metas no papel fica mais fácil para visualizar", sugere o psicólogo.
Um caminho bem definido é o segundo passo para atingir o objetivo desejado. De nada adianta ter determinação e vontade de conquistar algo se a pessoa não está na direção correta. Tália Jaoui lembra que é preciso escolher um caminho prazeroso para persistir e ir atrás das metas. "É preciso ter em mente que escolher um caminho desagradável é um ponto negativo para continuar correndo atrás do seu objetivo. Em uma dieta, por exemplo, não adianta uma pessoa que é louca por doces ser privada de comer esse tipo de alimento. É preciso ter um pouco de flexibilidade para trilhar o caminho mais fácil até alcançar aquilo que tanto se deseja", menciona Tália. Odair sugere fazer o caminho inverso, partindo do pressuposto que a pessoa já alcançou o objetivo e agora vai remontar passo a passo as ações tomadas para atingir sua meta.
Chegar ao sucesso pode não ser fácil, portanto, pensamentos negativos que reforcem as dificuldades e o cansaço devem ser afastados e substituídos por pensamentos positivos. "A pessoa deve visualizar o objetivo alcançado e responder qual é a sensação que esse pensamento traz. Pequenas evidências vão mostrar se aquilo que se deseja é apenas um sonho ou é algo realizável", comenta Tália. Odair complementa citando que é preciso ter ciência da realidade e dos limites de cada um.

Nenhum comentário: