11.29.2012

Osteoporose

beneficiossol_shutterstock_92469031
Tome sol Aproveite de forma saudável os benefícios dos raios solares

O sol, quem diria, passou do papel de astro-rei para vilão nos últimos anos. Não é à toa. Em excesso, a luz solar pode acelerar o envelhecimento e causar câncer de pele, entre outros problemas. Por isso, a exposição exige, sim, certos cuidados fundamentais, como não sair de casa sem filtro solar e não torrar no sol de meio-dia, por exemplo.
Ok, nada de sair para pegar uma praia sem tomar os devidos cuidados, mas, como bem aprendemos na escola, o sol é extremamente importante não só para a saúde, mas também para a autoestima. Além disso, tem indiscutíveis poderes terapêuticos. Vamos ver porque o sol pode ser um aliado?
Vitamina D – A pela humana é rica na substância colecalciferol.
São poucos os alimentos fonte de vitamina D: peixes (sardinha, salmão, arenque); ostras; óleo de fígado de bacalhau; fígados; ovos; leite e derivados; e cereais. “Os sintomas de falta de vitamina D no nosso organismo incluem desenvolvimento de osteoporose nos adultos, insônia, nervosismo excessivo e diarreia”, diz. Mas nada de deitar na cadeira de praia e esquecer do mundo! Dez a 15 minutos diários de banho de sol, três vezes por semana, são suficientes para atender às necessidades de vitamina D do organismo. Bom humor sim, por que não?
Não foram poucas as pesquisas que constataram que as pessoas que em moram em locais quentes são mais felizes do que as que vivem em lugares com clima frio. Então, podemos inferir que o sol é um poderoso aliado para melhorar nosso humor, não? O astro-rei atua no sistema nervoso, estimulando as terminações nervosas da pele, o que influi favoravelmente no cérebro, provocando reconfortante sensação de bem-estar. A boa disposição, inclusive, contribui para melhorar o funcionamento de todo o organismo.
Autoestima em alta - A exposição ao sol requer cuidados, como bem sabemos. Mas ninguém pode negar que a pele bronzeada dá um up na autoestima e é a cara do verão, não é mesmo? Pois ao contrário do que muitos podem pensar, é possível se bronzear usando protetor solar. Segundo a dermatologista Daniela Nunes, o filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo que a programação não inclua praia ou piscina. “O filtro deve ser passado na pele cerca de 20 minutos antes de expor ao sol e reaplicado a cada duas horas. Se entrar na água, deve reaplicar assim que sair. Se suar muito, a reaplicação deve ser a cada hora. Lembre-se sempre: o filtro solar além de proteger a pele dos raios ultravioleta, também é um aliado para manter a pele sempre jovem”, ressalta Daniela.
A dermatologista explica que não se deve economizar no filtro solar. “O correto é aplicar 2,5 gramas de filtro no rosto, o que daria uma colher de chá, mas as pessoas acabam usando bem menos que isso, então um protetor fator 30 acaba virando fator 15″, diz.
Comer alimentos ricos em antioxidantes (ricos em vitamina C, E) ou até mesmo com suplementação oral, para reduzir a inflamação na pele e proteger os efeitos nocivos do sol também é alternativa para aproveitar todos os benefícios do sol sem comprometer a saúde. Viu? Então, com responsabilidade, transforme o sol em aliado!
Sobre a Campanha Firme e Forte
Lançada em 2011, o objetivo Campanha Firme e Forte Osteoporose é alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose, doença silenciosa, tão perigosa quanto a hipertensão e que já atinge 10 milhões de brasileiros. As ações estão programadas para acontecer até o fim de 2012, trazendo informações sobre a doença, ações de alerta para mudança de hábitos de vida e alimentares, além da prevenção.
É uma iniciativa inédita da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco).
Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o link: http://sejafirmeforte.com.br. Lá é possível encontrar informações, entrevistas e muitas dicas sobre o tema.

Nenhum comentário: