6.21.2013

Francisco, o Papa pop

Santo Padre tem sete milhões de seguidores no Twitter em apenas 100 dias de Pontificado

O Dia
Vaticano - Às vésperas da visita ao Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude, dias 23 a 28 de julho, o Papa Francisco atesta sua popularidade nas redes sociais. Com pouco mais de cem dias de Pontificado, Francisco já tem mais de sete milhões de seguidores no Twitter e os números não param de subir. A aproximação da Jornada levou a um crescimento significativo na conta em português, mais 399 mil.
Francisco, como os últimos papas, é poliglota e fala português sem sotaque
Foto:  Efe
O Papa Benemérito Bento XVI deixou o microblog @Pontifexo com dois milhões de adesões. Desde 13 de março, quando o arcebispo argentino Jorge Bergoglio assumiu a chefia da Igreja Católica, os seguidores subiram em mais de 5 milhões.
A informalidade com a qual Francisco lida com o público explica a sua popularidade. Direto e coloquial, o Papa fala de coisas simples. “Você está com raiva de alguém? Reze por essa pessoa. Cristianismo é amor”, escreveu em 17 de junho.

Foi também por suas críticas à ganância, corrupção, pedofilia e guerra que Francisco ganhou destaque na mídia internacional. “O consumismo nos acostumou a desperdiçar. Mas jogar comida fora é como roubar dos pobres e famintos”, publicou em 7 de junho.

Talvez por isso, os fãs do Papa na rede não sejam exclusivamente de católicos romanos. Representam uma ampla variedade de profissões e religiões de todo o mundo.

Nenhum comentário: