6.19.2013

HOMENS TÊM MAIS PROPENSÃO À ARRITMIA CARDÍACA

Homens têm mais propensão à arritmia cardíaca
Descubra como prevenir este mal!

Você já reparou quantas vezes o seu coração dispara a cada dia? A alteração no ritmo do coração pode ser um sinal de arritmia, uma mudança de frequência no batimento cardíaco. Segundo o cardiologista Miguel Moretti, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), o distúrbio é provocado por problemas estruturais do coração, cujos sintomas se resumem a palpitações, taquicardia e sensações de batimentos mais fortes no peito ou pulso.

Estima-se que mais de 300 mil pessoas falecem por morte súbita ao ano no Brasil, e a principal causa desta ocorrência se dá por problemas cardiovasculares, sendo que as arritmias cardíacas respondem a 90% dos casos, conforme estudo realizado pelo Deca (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular). O levantamento ainda destaca que os homens apresentam, naturalmente, maior incidência em problemas cardíacos, respondendo por uma média de 60% dos casos.

A melhor forma de identificar o problema é o eletrocardiograma, mas segundo Moretti, o ideal é que esta avaliação seja realizada no momento em que ocorre o descompasso cardíaco. Caso não seja possível, o uso do Holter – aparelho que permanece conectado ao paciente durante 24 horas registrando a frequência cardíaca – também é uma alternativa para diagnosticar a doença.

“Quando o coração ultrapassa 100 batidas por minuto, sem que o corpo necessite desta aceleração como, por exemplo, durante exercício físico, significa a presença de arritmia”, explica.

Os tratamentos variam de acordo com o paciente. Segundo o cardiologista, alguns casos pedem apenas o controle com uso de medicação específica, enquanto outros podem exigir a necessidade de implantes no coração, como o marca-passo ou um cardiodesfibrilador. Ele ainda ressalta a importância de uma boa alimentação, manter os exames de rotina em dia e consultas regulares ao médico mediante sintoma de arritmia, para prevenir um possível agravamento do quadro.

 Saiba mais sobre este assunto:

A arritmia se caracteriza pelo ritmo cardíaco irregular, causada por impulsos elétricos irregulares no coração. Pode provocar a aceleração dos batimentos cardíacos, batimentos muito lentos ou descompassados. Algumas arritmias podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral, coágulos sanguíneos e parada cardíaca. Essas pertubações são muito mais graves para pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca ou doenças relacionadas.
Os batimentos cardíacos irregulares também são acompanhados por sintomas de problemas cardíacos, incluindo desmaios ou quase-desmaios, falta de ar ou dor no peito. É importante frizar que pessoas que já sofreram ataques cardíacos ou tem insuficiência cardíaca, sempre devem estar atentos à possíveis mudanças no ritmo cardíaco, e se de fato essas mudanças aconteceram, um médico deve ser procurado com urgência.
saude  Arritimia cardiaca 375x500 225x300 Arritmia Cardíaca   Causas, Sintomas e Tratamento
Estimulantes, incluindo cafeína, nicotina e outros tipos drogas, também podem causar arritmias breves.
Apesar da maioria dos casos de arritmia não apresentar gravidade é muito importante ter precaução, pois quando o assunto é coração todo cuidado é pouco.
Nosso coração não se contrai de uma vez só, ao invés disso, cada seção aguarda sua sugestão: um sinal elétrico que começa no topo do átrio direito corre para baixo através dos ventrículos. Enquanto nada perturba o sinal, um coração saudável vai bater em um ritmo constante na maioria das vezes. A arritmia é causada por danos ao coração, como infecções, doenças hereditárias ou até mesmo ataques cardíacos, podendo interferir no sinal elétrico que é enviado ao coração, alterando seu ritmo natural.
Quase qualquer parte do coração é capaz de iniciar a eletricidade que move a batida, e do músculo do coração também pode surgir uma nova fonte de sinais elétricos. Estes novos sinais podem manter o coração batendo, mas eles perturbam o ritmo normal das batidas do coração.
Esses danos podem enfraquecer o coração de uma pessoa e prejudicar o circuito elétrico que mantém o ritmo normal do coração. Estimulantes, incluindo cafeína, nicotina e outros tipos drogas, também podem causar arritmias breves. Estas geralmente são inofensivas, porém, há relatos de casos de mortes por fibrilação ventricular, após uma overdose de substâncias controladas.
Felizmente, hoje contamos com diversos tratamentos para a arritmia cardíaca, obviamente, adotados de acordo com a severidade e frequência dos sintomas. Para prevenir a arritmia cardíaca é importante mudar o estilo de vida, parar de fumar, diminuir o consumo de cafeína, bebidas álccolicas e evitar o uso de estimulantes. Seguindo essas dicas você estará se prevenindo contra diversos tipos de problemas cardíacos e cuidando de sua saúde de forma geral.

Nenhum comentário: