6.20.2013

Seis dicas para para combater problemas da próstata

Não é apenas a barriga que costuma aumentar com o decorrer do tempo. A partir dos 50 anos, uma condição que torna-se bastante comum entre os homens é o crescimento da próstata. Esta pequena glândula, de apenas 15 gramas e responsável pela produção do esperma, chega a pesar de 30 a 120 gramas com o passar do tempo, condição chamada de hiperplasia prostática, a doença mais comum na próstata. De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia com mais de dez mil homens em 11 estados brasileiros, 65% deles têm indícios de próstata aumentada. No mundo, o número chega a 72%.
De acordo com o urologista Sandro Faria, do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Vera Cruz, trata-se de um inchaço da glândula que obstrui parcial ou totalmente a uretra. "Ele não consegue participar de uma reunião, dormir a noite toda, ir a uma sessão de cinema ou viajar. Casos graves levam o homem à retenção ou incontinência urinária ou até à insuficiência renal".

 

Idade

Risco aumenta com envelhecimento
A chance de apresentar hiperplasia benigna dobra a cada década do homem. É a doença mais comum da próstata. Por isso é bom dobrar a atenção a medida que o tempo passa.

 

Estilo de vida

Diabetes, obesidade e tabagismo
Algumas condições favorecem o crescimento da próstata: fatores genéticos, diabetes, obesidade e tabagismo. Ter uma vida saudável, com atividade física, alimentação equilibrada e sem cigarro, podem ajudar a diminuir as chances de apresentar o problema.
 

Exames

Manter o check up em dia
É importante procurar o urologista com frequência após os 40 anos. O diagnóstico é feito pela história clínica e toque retal. O ultrassom e o estudo urodinâmico são necessários em alguns casos.


Atenção aos sintomas

Dor e vontade frequente de urinar
A hiperplasia benigna é negligenciada, há muitos casos de sub-diagnóstico. Não há dados estatísticos no Brasil, mas estima-se que, de seis milhões de pessoas que precisariam receber atenção ao problema, apenas 300 mil estão em tratamento. A doença começa silenciosa, sem alardes, aumentando aos poucos a frequência de urinar. Com o tempo, pode causar dor e a sensação de que a bexiga nunca se esvazia, o que prejudica toda a vida do homem, que precisa ir ao banheiro várias vezes durante o dia e à noite.
 

Comprovação científica

Cuidado com os mitos
Não há nada comprovado que uma taça de vinho por dia ou alimentos como tomate e castanha ajudem a prevenir a doença na próstata.





Tratamentos


De medicamento a cirurgia

Casos mais leves são tratados com medicamento, e 30% dos pacientes precisam de cirurgia para reduzir o tamanho da próstata. Hoje existe cirurgia a laser.

Nenhum comentário: