6.20.2013

Comparação no vestiário motiva homens a malharem mais, diz estudo


Pressão social

Preocupação dos entrevistados é, principalmente, com o tamanho do pênis.
Pressão social sobre o corpo deixou de ser 'problema só de mulheres'.

Do G1, em São Paulo

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Psicologia da Universidade Victória, de Melbourne, na Austrália, aponta que os homens se preocupam mais com a opinião de outros homens sobre a imagem de seus corpos, o peso ou o tamanho do pênis em relação ao que acha a(o) parceira(o) sexual.

A responsável pela investigação, a pesquisadora Annabel Chan Feng Yi, disse que entrevistou 738 homens pela internet, com idades entre 18 e 76 anos, e percebeu que a maioria dos participantes trabalha mais no ganho de massa muscular e na perda de gordura corporal apenas por competição.

A pesquisa aponta que a preocupação dos entrevistados, principalmente com o tamanho do pênis, deixava a maioria insegura em ambientes onde outros homens poderiam vê-los frequentemente sem roupas, como vestiários de academia. O fenômeno é chamado pela especialista de “síndrome do vestiário”.

Annabel disse que a investigação científica demonstra que as pressões sociais sobre a imagem corporal deixou de ser um “problema exclusivo das mulheres” e reforça a necessidade de explorar melhor este campo para desmistificar o tema em torno da imagem corporal masculina.
  •  
Homem malha em academia do Iraque. De acordo com estudo, malhação mais "puxada" é resultado de preocupação com o que outros homens pensam sobre o corpo e tamanho do pênis (Foto: Ayman Oghanna/The New York Times)Homem malha em academia do Iraque. De acordo com estudo, malhação mais "puxada" é resultado de preocupação com o que outros homens pensam sobre o corpo e tamanho do pênis (Foto: Ayman Oghanna/The New York Times)

Nenhum comentário: