Estudo observou que esse risco pode ser até uma vez maior, dependendo do tipo da perda, em comparação com adolescentes de peso normal
Audição: Obesidade pode contribuir com perda auditiva em jovens, diz estudo americano
(iStockphoto)
CONHEÇA A PESQUISAAs descobertas foram publicadas nesta semana no periódico The Laryngoscope. Para chegar até elas, os autores do estudo analisaram os dados de 1.488 adolescentes e jovens de 12 a 19 anos. Os pesquisadores observaram que a obesidade na adolescência está ligada à perda auditiva neurossensorial em todas as frequências. Esse tipo de perda de audição é causado por danos às células presentes no ouvido interno.
Título original: Obesity is associated with sensorineural hearing loss in adolescents
Onde foi divulgada: periódico The Laryngoscop
Quem fez: Anil K. Lalwani, Karin Katz, Ying-Hua Liu, Sarah Kim e Michael Weitzman
Instituição: Universidade Columbia e Universidade de Nova York, Estados Unidos
Dados de amostragem: 1.488 adolescentes e jovens de 12 a 19 anos
Resultado: A perda auditiva de frequência baixa foi observada em cerca de 15% dos adolescentes obesos, enquanto a prevalência entre os outros jovens foi de quase 8%.
Essa associação foi especialmente mais forte em relação à perda auditiva de frequência baixa (quando o indivíduo não consegue ouvir sons mais graves e tem dificuldades gerais de audição em lugares barulhentos). Enquanto o problema foi observado em cerca de 15% dos adolescentes obesos, a prevalência entre os outros jovens foi de quase 8%, ou praticamente a metade.
Explicação — De acordo com Anil Lalwani, embora seu estudo tenha observado que o risco de perda auditiva em geral entre jovens obesos tenha sido apenas levemente maior, o fato de essa chance em relação à perda auditiva de baixa frequência ter sido duas vezes maior é "particularmente preocupante". Segundo Lalwani, danos precoces ao ouvido interno podem piorar caso o adolescente obeso se torne um adulto obeso.
Leia também:
Fumo passivo está relacionado à perda auditiva em jovens
Terapia genética recupera audição de camundongos surdos
Cientistas criam máscaras que aguçam visão e audição
"Esses resultados têm diversas implicações importantes para a saúde pública. Isso porque pesquisas anteriores descobriram que 80% dos adolescentes que apresentam perda auditiva não sabem que têm o problema. Jovens obesos com audição normal deveriam ser examinados com frequência para que sejam evitados problemas cognitivos e comportamentais", diz Lalwani.
A pesquisa não soube, porém, explicar o motivo pelo qual isso acontece. Uma hipótese levantada pelos autores do estudo é que a perda de audição esteja ligada ao processo inflamatório envolvido na obesidade. Os pesquisadores acreditam que trabalhos futuros devem ser feitos com o objetivo de responder a essa questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário