5.17.2010

CNT /SENSUS : 53% preferem votar em um candidato do Lula

LULA E O POVÃO: IDENTIFICAÇÃO



segunda-feira, 17 de maio de 2010
A pesquisa CNT/Sensus divulgada, nesta segunda-feira (17), mostrou que mais da metade dos entrevistados - 53% - prefere votar em um candidato apoiado pelo Presidente Lula

É a primeira vez que a sondagem sobre transferência de votos é feita nos levantamentos da CNT/Sensus para o atual período eleitoral, iniciados em setembro.

No Nordeste e entre os que ganham até um salário mínimo por mês, o peso do apoio do presidente é ainda maior e atinge 69%.

A influência é menor para os eleitores de maior escolaridade (38% para quem cursou o ensino superior) e renda (34% para quem ganha mais de 10 salários mínimos por mês).
Dos 2.002 entrevistados, 33% não levarão em conta o apoio do presidente para votar; 10% disseram que votarão em um candidato da oposição; e 5% não souberam responder ou não responderam à questão.

A CNT/Sensus também mostrou que, embora a maioria (58%) saiba que Dilma Rousseff é a candidata apoiada por Lula, ainda é expressivo o porcentual de eleitores que não sabem quem é o candidato apoiado por Lula (42%).

Para 54,6% dos entrevistados, Dilma é a candidata quem mais representa a continuidade da política econômica e social do governo Lula.

Os que identificam Serra são 25,9% e Marina 5,9%.
Só 17,8% disseram que poderiam votar no candidato de FHC.
Votação espontânea
Na simulação espontânea, em que não é apresentada a lista de candidatos aos eleitores, Dilma aparece, pela primeira vez, na frente de Serra.
Ela recebe 19,8% das intenções de votos na espontânea, ao passo que Serra fica com 14,4%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é candidato, aparece em terceiro lugar na espontânea, com 9,7%.
Marina vem em quarto lugar, com 2,7% dos votos, enquanto o deputado Ciro Gomes (PSB) - cuja candidatura foi abortada - figura em quinto lugar, com 0,3% das intenções de voto.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados.
Foram ouvidas 2.000 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 11.548/2010.
Também foi feito um levantamento sobre a aprovação do governo Lula.
De acordo com a pesquisa, a avaliação positiva foi para 76,1 por cento em maio, ante 71,4 por cento em fevereiro.

Nenhum comentário: