5.21.2010

Orelha de Abano



A otoplastia é a cirurgia plástica da orelha, indicada para defeitos congênitos, orelhas de abano ou outros tipos de deformidades. O mais comum é a correção de orelhas de abano. A presença de orelhas em abano pode gerar desequilíbrios importantes na estética facial. Causada por uma interrupção do desenvolvimento embriológico durante a gestação, esta deformidade caracteriza-se por proeminência excessiva da orelha e falta de definição das suas curvas cartilaginosas. Felizmente, várias técnicas de otoplastia, ou correção de orelhas em abano, foram desenvolvidas pela cirurgia plástica nas últimas décadas.
Devido à grande melhora visual e psicológica obtida na vasta maioria dos casos operados, esta cirurgia pode ser considerada altamente gratificante para o paciente, sua família e para o médico. A otoplastia remodela a cartilagem dando contornos normais à orelha e aproximando-a da cabeça. O resultado é excelente, pois além de devolver o contorno da orelha, elimina o estigma provocado pela projeção exagerada da orelha em sua lateralidade provocando melhora visual e psicológica na grande maioria dos casos operados.
Orelhas em abano ou proeminentes são geralmente avaliadas pelo cirurgião plástico quando o paciente tem de cinco a sete anos, idade ideal para se fazer a cirurgia de correção do abano. Nesse período a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Alguns pacientes recorrem à cirurgia na fase adulta e os resultados são igualmente satisfatórios. A grande novidade recente tem sido a realização da otoplastia antes do início da vida escolar (aos 3-4 anos) em pacientes selecionados, visando não expor as crianças à ridicularização dos colegas e conseqüentes efeitos sobre a auto-estima.
Realizada através de uma incisão localizada estrategicamente no sulco atrás da orelha, a otoplastia visa posicionar as orelhas mais próximas da cabeça e criar as dobras cartilaginosas que caracterizam esta parte do corpo. A “rotação” da orelha pode ser executada retirando-se um pedaço da cartilagem da concha (parte côncava adjacente ao orifício do canal da orelha) ou simplesmente utilizando suturas. As dobras são geralmente criadas através do enfraquecimento da cartilagem e moldagem com suturas para garantir a cicatrização dos tecidos na posição correta.
____________________
Carlos Bayma

Nenhum comentário: