5.22.2010

SUCO DE BETERRABA MELHORA A RESISTÊNCIA FÍSICA

Suco de beterraba auxilia no desempenho físico
Estudo constatou que bebida melhora a resistência e diminui o gasto de oxigênio
Rio - Um estudo com homens de 19 a 38 anos praticantes de ciclismo constatou que o suco de beterraba aumenta a resistência dos músculos e melhora sua eficiência.
De acordo com os pesquisadores, ter bebido meio litro por dia do suco do vegetal durante uma semana, permitiu que eles melhorassem em 16% suas perfomances. Com esse resultado, os cientistas acreditam que agora entendem o funcionamento da energia que a beterraba pode proporcionar.Segundo eles, o suco do vegetal duplicou a quantidade de nitratos no sangue dos voluntários e reduziu a taxa de adenosia triosfato gasta pelos músculos. O suco de beterraba fez com que os músculos trabalhassem mais e menos oxigênio fosse consumido, diminuindo a sensação de cansaço.Andy Jones, um dos resposáveis pelo estudo e professor da Escola de Desporto e Ciências da Saúde da Universidade Exeter, disse que desde o primeiro trabalho publicado - quando eles afirmaram que suco de frutas vermelhas aumentava a resistência física - o interesse no mundo do esporte profissional em saber dos benefícios de beber o suco de beterraba cresceu. "Espero que esse estudo possa atrair ainda mais a atenção dos atletas para essa questão dos sucos naturais", afirmou.O estudo, publicado no Journal of Applied Physiology, teve a colaboração de sete homens saudáveis que tiveram seus músculos monitorados durante os exercícios por um scanner.

SAIBA MAIS
Suco de beterraba aumenta a resistência física

Nitrato de beterraba
Beber suco de beterraba ajuda a aumentar a resistência física e permite que atletas se exercitem por até 16% de tempo a mais, segundo um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha.
De acordo com a pesquisa, o nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, diminuindo o ritmo em que as pessoas chegam à exaustão. O efeito de um copo de 500 ml do suco do legume seria maior do que o de treinamento regular.
A descoberta poderia beneficiar pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas, além de atletas de esportes de resistência.
Os cientistas ainda não sabem ao certo como o nitrato do suco de beterraba ajuda a aumentar a disposição física, mas eles suspeitam que a substância se transforma em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio consumida durante o exercício.
Suco de beterraba orgânica
A pesquisa da Universidade de Exeter conduziu o estudo com oito homens entres 19 e 38 anos de idade, que tomaram 500 ml de suco de beterraba orgânica todos os dias, por seis dias consecutivos, antes de completarem uma série de exercícios em uma bicicleta ergométrica.
Em outra ocasião, eles ingeriram um placebo de suco concentrado de cassis pelo mesmo período e tiveram de realizar a mesma rotina de exercícios.
Depois de beber o suco de beterraba, o grupo conseguiu pedalar uma média de 11,25 minutos, 92 segundos a mais do que quando tomaram o placebo.
Isso representa uma redução de aproximadamente 2% no tempo levado para percorrer uma determinada distância. A ingestão do suco de beterraba também fez com que o grupo apresentasse pressão arterial mais baixa durante o período de descanso.
Beterraba para atletas
Um dos pesquisadores envolvidos no estudo, Andy Jones, que também assessora a maratonista britânica Paula Radcliffe, disse estar maravilhado com os resultados, “porque esses efeitos não podem ser alcançados por outros meios, incluindo treinamento”.
“Tenho certeza que atletas profissionais e amadores vão ficar muito interessados nos resultados do estudo. Também gostaria de explorar a relevância dos resultados para pessoas que têm má forma física e poderiam usar a suplementação da dieta como uma maneira de ajudá-los em seu dia-a-dia”, diz Jones.
Já o acadêmico John Brewer, especialista em ciência do esporte na Universidade de Bedfordshire, acha que ainda é preciso aprofundar os estudos sobre a questão.
“As descobertas podem ser muito animadoras para aqueles envolvidos em esporte, mas estudos mais amplos são necessários para que possamos saber os benefícios exatos e entender os mecanismos envolvidos.”
http://www.diariodasaude.com.br

Nenhum comentário: