5.21.2010

HEMORRÓIDAS


Hemorróidas são veias dilatadas e pouco eficientes em seu trabalho de recolher o sangue do ânus e reto, assim como varizes. Podem ser internas ou externas.

As primeiras se desenvolvem na parte interna do ânus e final do reto e normalmente são indolores, embora possam causar leve desconforto e pequeno sangramento.

As externas aparecem na margem anal e frequentemente são muito dolorosas e sangram com maior facilidade.
São mais comuns a partir dos 50 anos de idade tanto em homens quanto em mulheres. Nessa faixa etária, cerca de metade das pessoas tem hemorróidas. Fatores genéticos, dieta pobre em fibras e baixa ingestão diária de líquidos são os principais fatores desencadeadores dessa doença. A constipação intestinal (intestino preso) decorrente desses fatores ou de outros (doenças neurológicas, por exemplo) e o esforço para defecar precipitam e agravam o quadro clínico característico, que é o seguinte:
Presença de sangue vivo no papel higiênico após defecar;
Dor anal imprecisa após a evacuação;
Sensação de nódulo anal quando a hemorróida se exterioriza (prolapso), acompanhada ou não de prurido (coceira) e liberação de um líquido mucoso ou aquoso;
Quando há prolapso, nota-se nódulo hemorroidário de cor arroxeada ou azulada.
O diagnóstico é feito fundamentalmente pela história clínica e exame físico local.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames específicos, tais como retossigmoidoscopia ou colonoscopia para identificar hemorróidas e eliminar a possibilidade de outras doenças (câncer de reto, por exemplo).
A prevenção é basicamente dietética e aquisição de novos hábitos: líquidos e dieta rica em fibras, atividade física, horário estabelecido para defecar e não forçar a evacuação seguidamente. O tratamento inclui as medidas preventivas acima relacionadas, associadas a banhos de assento, compressas geladas, uso de pomadas ou cremes que contenham lidocaína (anestésico local) e/ou corticóide, abolir o uso de papel higiênico e manter-se o máximo possível deitado para evitar aumento da pressão anorretal.
Na falha das medidas acima, as opções são: Ligadura Elástica, Escleroterapia, Laserterapia ou a cirurgia propriamente dita, que é a Hemorroidectomia.

Saiba Mais:
Causas de hemorróidasAs hemorróidas são um distúrbio muito comum. Estima-se que na população acima dos 50 anos mais da metade sofra de hemorróidas em graus variáveis.
Os principais fatores de risco são:- Constipação intestinal (prisão de ventre)
- Esforço para evacuar- Obesidade
( Ficar longos períodos sentados no vaso sanitário (há quem ache que o próprio design dos vasos propicie a formação de hemorróidas).
O hábito de evacuar agachado, e não sentado, muito comum no oriente médio e Ásia, está associado a uma menor incidência de hemorróidas.Independente dos fatores de risco, as hemorróidas se formam quando há aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus, responsáveis pela sustentação das mesmas.
Sintomas das hemorróidas
As hemorróidas podem ser sintomáticas ou não.
Como já dito anteriormente, as internas tendem a ser menos sintomáticas.
O único sinal indicativo da sua presença pode ser a presença de sangue ao redor das fezes ao evacuar.
O sangramento se apresenta tipicamente como pequena quantidade de sangue vivo que fica ao redor das fezes, e por vezes, fica pingando no vaso depois do término da evacuação.
É comum também haver sangue no papel higiênico após a limpeza.
As hemorróidas internas podem causar dor se houver trombose ou quando o esforço crônico para se evacuar causa o prolapso da mesma para fora no canal anal.
As hemorróidas internas de grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de corrimento mucoso que provoca irritação e prurido anal.As hemorróidas externas são por via de regra sintomáticas.
Estão associadas a sangramentos e dor ao evacuar e ao sentar.
Em casos de trombose da hemorróida, a dor pode ser intensa. O prurido é outro sintoma comum. As hemorróidas externas são sempre visíveis e palpáveis.
Apesar de ser uma causa comum de hemorragia retal, é importante nunca assumir que o seu sangramento é devido a hemorróidas sem antes consultar um médico. Várias doenças, como fissura anal, câncer do reto, doença diverticular e infecções também podem se manifestar com sangue nas fezes
O sangramento costuma ser de pequena quantidade, mas, por ser frequente, pode levar a anemia em alguns casos
Diagnóstico das hemorróidas
Nas hemorróidas externas o exame físico é suficiente para o diagnóstico.
Nas internas é preciso realizar o toque retal e, na dúvida, a anuscopia (uma mini-endoscopia onde se visualiza o reto).
Em doentes idosos com sangramento pelo reto, mesmo que se identifiquem hemorróidas, é conveniente realizar a colonoscopia para se descartar outras causas.
Como as hemorróidas são muito comuns nesta faixa etária, nada impede que o paciente tenha uma segunda causa para o sangramento, como um câncer do intestino.
Tratamento das hemorróidas
O médico especialista em hemorróidas é o proctologista.
Durante as crises, os banhos de assento com água morna podem trazer alívio para os sintomas agudos.
Nas grávidas sugere-se compressas úmidas mornas. Deve-se também evitar limpar o ânus com papel higiênico, dando preferência ao bidê ou a jatos de aguá morna.
Nas pessoas com constipação intestinal, laxantes então indicados para se diminuir a necessidade de fazer força ao evacuar.
Pomadas e cremes para hemorróidas podem ser usados, uma vez que servem de lubrificante para a passagem das fezes e geralmente contém anestésicos em sua fórmula.
O alívio é apenas temporário e não se deve usar esses cremes indefinidamente sem orientação médica.
Nas pequenas hemorróidas externas com trombos o tratamento pode ser feito no consultório médico com uma pequena incisão, com anestesia local, para retirada dos coágulos.
Isto é suficiente para o alívio dos sintomas.Em casos mais graves, pode ser necessária a laqueação elástica.
Uma borracha é introduzida na base das hemorróidas, causando estrangulamento e necrose das mesmas. Depois de alguns dias, ela sai sozinha pelo ânus junto com o elástico.
É uma técnica que pode ser feita no próprio consultório do proctologista.
Costuma ser indolor e muitas vezes não se usa nem anestesia.Leia mais: http://www.mdsaude.com/2009/09/hemorroidas.html#ixzz0oZn6f6bw
SOL Saúde On Line

Nenhum comentário: