5.17.2010

HORTELÃ

Nome científico: Menta s.p.Características: planta herbácea perene de porte rasteiro-ascendente, com folhas fortemente enrugadas, crenadas ou denteadas. Existem mais de 25 tipos.Uso medicinal: estimula o aparelho digestivo, combate prisão de ventre, verminoses e tem também propriedades anestésicas. Pode ser usada em chás ou emplastros, por conta do mentol, com a finalidade de anestesiar picadas de inseto por exemplo. Rica em vitaminas C e A e Cálcio e Ferro.

Hortelã estimula aparelho digestivo e tem propriedades anestésicas
Famosa por enfeitar pratos e dar um sabor extra à comida, a hortelã tem mais um motivo para estar sempre na geladeira de casa: possui propriedades terapêuticas que dão à erva status de planta medicinal.
"A hortelã estimula o aparelho digestivo e tem também propriedades anestésicas", afirma Dan Linetzky Waitzberg, médico nutrólogo do Hospital Santa Catarina. Segundo ele, para obter uma infusão com efeito antiespasmódico, basta ferver 3 g de hortelã em 100 ml por não mais de cinco minutos. "O chá combate dores de barriga e prisão de ventre."
A hortelã também pode servir para emplastros anestesiantes por conta do mentol, substância presente na erva que dá a sensação de refrescância. "Folhas amassadas da erva podem ser colocadas em cima de picadas de inseto, por exemplo", diz.
Além disso, a hortelã é rica em vitaminas C e A, cálcio e ferro. "A vitamina C é um antioxidante poderoso e ajuda a sintetizar o colágeno. A vitamina A faz bem para a pele, os cabelos e os ossos. O cálcio atua na formação de ossos e dentes, e o ferro faz bem para o sangue", observa Silvia Barreto Nogueira, professora de nutrição do Senac-SP.
No entanto, não adianta achar que o consumo de hortelã vai suprir as necessidades desses nutrientes. "A erva pode ser usada apenas como complemento nutricional, pois uma quantidade muito pequena dela é usada no preparo dos alimentos", pontua Silvia.
Mesmo não sendo considerada fonte de nutrientes, a hortelã pode e deve ser usada na cozinha à vontade. "O sabor e o aroma marcantes dão muita personalidade aos pratos. Assim, esse lado gastronômico da erva deve ser explorado. A hortelã pode ser usada em molhos, saladas e sucos e como tempero de carnes", diz Silvia.

Tire suas dúvidas
Qual é a melhor forma de consumo?Procure sempre utilizar as folhas frescas. A hortelã desidratada perde muito de suas propriedades.
Como comprar e conservar a hortelã?Escolha os ramos com folhas bem verdes e inteiras. Prefira os que estiverem secos. A água aumenta o processo de deterioração da erva. Conserve na geladeira em um saco plástico fechado. Quando as folhas ficam amareladas, já não estão boas para o consumo.
Posso plantar em casa?Sim, a hortelã é uma planta duradoura que vai bem dentro de casa. Pode ser plantada inclusive em vasos pequenos.
Existe alguma contra-indicação?Sim. A hortelã não é indicada para crianças. A erva costuma irritar a mucosa e pode causar até falta de ar.

JULIANA VENTURA
Revista da Hora

Nenhum comentário: