5.21.2010

VOCÊ NÃO DEVE PERDER O SEU FOCO

Quantas vezes você já sentou para trabalhar, com uma pilha de afazeres, mas antes, você resolveu pegar uma xícara de café ou checar seus e-mails e quando percebeu, só voltou ao trabalho (efetivamente) depois de no mínimo uns 30 minutos?
A vida moderna e a rotina de trabalho on-line favorecem a perda de concentração. Somos abordados o tempo todo com novas informações que tiram o foco do que estamos fazendo. Mas a boa notícia é que existem exercícios que ajudam a melhorar sua concentração.
Geralmente nos concentramos melhor quando estamos engajados em alguma atividade prazerosa, como assistindo a um bom filme ou fazendo alguma atividade que represente um desafio. A concentração ocorre quando a área frontal do córtex cerebral, que controla a capacidade cognitiva, está inundada por uma variedade de neurotransmissores, hormônios e outras substâncias corporais relacionadas ao prazer, como a dopamina, por exemplo. A dopamina é produzida no cérebro quando comemos um doce, fazemos sexo, ou encontramos alguma coisa nova e excitante.
Quando os níveis de dopamina estão altos, inconscientemente queremos mais dessa substância, então nos concentramos no que estamos fazendo para obter mais e mais. Conforme nossa atenção diminui, os níveis desse hormônio também diminuem e começamos a procurar por outra atividade que nos dê essa sensação de prazer e substitua os níveis anteriores.
Fatores internos como fadiga, estresse, raiva, e fatores externos presentes na vida moderna como e-mails, televisão e música podem atrapalhar a concentração.
Alguns fatores que podem favorecer a falta de concentração:
- Noites mal dormidas: quando dormimos mal, nos privamos de oxigênio, que é necessário para a produção de substâncias como a dopamina e a adrenalina. Basta uma noite de insônia para que você comece a apresentar sintomas de déficit de atenção, como a falta de concentração nas atividades usuais.
O que fazer?
Durma bem: Uma boa noite de sono serve como um recarregador de baterias para o cérebro. É importante que cada pessoa durma o tempo necessário (que varia para cada indivíduo) para o seu completo descanso antes de despertar.
Evite o excesso de café: A cafeína estimula a produção de adrenalina, aumentando o seu estado de alerta, porém se você ingeri-la em excesso, poderá ficar agitado e perder a sua capacidade de focar-se em determinada atividade.
- Estresse e raiva: Quando estamos nervosos ou passamos por situações de tensão, temos um aumento de substâncias como a norepinefrina e o cortisol, responsáveis pelo desencadeamento de uma cascata de reações que ocorrem em situações de estresse. Um dos efeitos que essas substâncias podem provocar no organismo é a diminuição da concentração.
O que fazer?
Exercícios físicos: estudos recentes comprovam que quem faz exercícios aeróbicos no mínimo duas vezes por semana possui níveis de concentração melhores do que pessoas sedentárias.
Tenha pensamentos alegres e positivos: pensar em situações agradáveis reduz os níveis dos hormônios relacionados ao estresse, medo e raiva que dificultam a concentração.
- Idade e Genética: esses dois fatores aliados ao estilo de vida que se leva, podem influenciar no funcionamento cerebral. Estudos confirmam que pessoas com déficit de atenção têm os sintomas piorados com o avanço da idade, porém, quem não sofre do mal, não tem alterações de concentração com o passar do tempo.
O que fazer?
Exercite seu cérebro: Faça cruzadinhas, quebra-cabeças, sodoku, crie o hábito de ler e jogue jogos que exercitem a capacidade mental como os de memorização e raciocínio.
- Distrações da vida moderna: Atualmente nossos períodos de atenção são pequenos. Se você observar, verá que cada bloco de programas de TV dura no máximo 8 minutos antes de entrar o comercial e isso contribui para a diminuição do nosso "tempo de foco".
A internet também nos condiciona a focarmos por períodos curtos. No escritório, checar e-mails é um dos maiores dispersores de atenção. Somos interrompidos por uma média de quatro alertas de e-mails por hora. Quando você pára para responder um e-mail, demora mais ou menos 25 minutos para retomar a concentração ao que estava fazendo. Fazer várias coisas ao mesmo tempo também não ajuda a manter a concentração, o cérebro não consegue manter-se focado em duas atividades distintas que necessitem de atenção ao mesmo tempo.
O que fazer?
Evite fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Desta forma, você evitará a ineficiência em alguma das atividades. Lembre-se: o cérebro não consegue focar-se em duas atividades que exijam concentração ao mesmo tempo.
Faça pausas: durante uma atividade de muita concentração pequenas pausas ajudam a relaxar e manter a atenção por mais tempo. O ideal é 10 minutos a cada hora.
Escolha o melhor período para você: Cada pessoa tem um horário do dia em que está mais alerta. Alguns pela manhã, outros de tarde ou de noite. Identifique o seu e aproveite este período para fazer suas tarefas mais desafiadoras.
Bbel Um estilo de vida

Nenhum comentário: