5.16.2010

SALMONELOSE


O ovo é um importante alimento protéico que deve constar da dieta alimentar, porém os consumidores devem estar conscientes sobre os riscos de ingestão de ovos crus ou mal cozidos para reduzir a possibilidade de doença.

Uma pessoa que se infecta com a Salmonella pode apresentar febre, cólicas abdominais e diarréia, de 12 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado.

A doença dura de 4 a 7 dias, e muitos doentes se recuperam sem a necessidade de tomar antibióticos.

Entretanto, quando a diarréia é severa, hospitalização e uso de antibióticos podem ser necessários, além de hidratação venosa e outros cuidados.
Os ovos são mais seguros quando armazenados em geladeira, pois se evita a multiplicação das bactérias.

Não devem ser guardados na porta, pois estão em constante oscilação de temperatura, comprometendo a cadeia fria.

A embalagem com os ovos ou o próprio suporte para ovos da geladeira podem ser armazenados em uma vasilha de plástico de modo a separar os ovos de outros alimentos guardados na geladeira.
É importante que sejam consumidos sempre bem cozidos ou fritos. O cozimento total dos ovos destrói as bactérias. Ovos com gema mole, mal cozidos ou mal fritos são de alto risco para se adquirir a Salmonelose.

Não utilizar clara crua em coberturas de bolos, doces ou outros pratos que serão servidos sem cozimento prévio.

Não utilizar gemas cruas no preparo de maioneses e outros alimentos que serão servidos sem cozimento prévio. Há várias alternativas de preparo dos alimentos com ovos para que sejam seguros.

Nenhum comentário: