5.21.2010

Desvio do septo nasal

O desvio do septo nasal é um incômodo estético que pode causar diversos desconfortos, como dificuldade respiratória, dor de cabeça, espirros constantes e congestionamento nasal. Sua solução consiste numa cirurgia rápida, simples e com resultado imediato. Cerca de 10% das pessoas que procuram o ambulatório médico são em razão da patologia, confirma o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, que indica a intervenção cirúrgica só após os 15 anos de idade, quando a criança já tem o desenvolvimento crânio facial concluído.
O que é septo nasal?
O septo nasal é a parede que separa o lado esquerdo do lado direito do nariz; é firme, porém flexível, coberta por mucosa e rico em vasos sanguíneos. O ideal é que ele localize-se no meio, de forma que os lados do nariz sejam iguais. Cerca de 80% das pessoas, tem um pequeno desvio natural, quase imperceptível.
Sintomas do desvio do septo nasal
O desvio de septo pode surgir ainda na gestação, como conseqüência de uma lesão nasal durante o parto ou aparecer com o avançar da idade, devido traumas e contusões que colocam o septo do nariz fora do lugar.
Entre os principais sintomas do desvio do septo nasal estão:
- o bloqueio de uma das narinas,
- congestão nasal freqüente,
- infecções nos seios paranasais;
- dor facial;
- cefaléia (dor de cabeça);
- obstrução nasal;
- predisposição a rinites e sinusites;
- respiração ruidosa durante o sono, principalmente em crianças e bebês;
- respiração bucal freqüente;
- cansaço;
- dificuldades para dormir;
- roncos.
Além desses sintomas; o desvio do septo nasal deixa a pele do septo do nariz seca e rachada, provocando hemorragias nasais freqüentes e causa inconvenientes estéticos, pois deixa o nariz desalinhado.
Segundo o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, algumas pessoas com desvio de septo leve só percebem os sintomas durante um resfriado ou outra infecção das vias respiratórias superiores. "Nestas pessoas a infecção respiratória faz com que os tecidos do nariz inchem causando problemas de fluxo de ar. Assim que o resfriado é curado os sintomas também desaparecem", explica Alfredo.
Diagnóstico do desvio do septo nasal
O diagnostico é simples, por meio de um bate-papo onde o médico questionará o paciente sobre alguma lesão no nariz, em seguida o profissional realizará um exame clínico avaliando a posição do septo nasal. Caso seja constatado o desvio, além de hemorragias nasais, infecções repetidas ou outros problemas significativos o médico recomendará tratamento cirúrgico.
A prevenção para o desvio do septo nasal é simples, basta evitar lesões no nariz, utilizando sempre o cinto de segurança de três pontas quando andar de carro, capacete apropriado para proteger a face durante as práticas desportivas de contato, luta livre, karatê, ciclismo e motociclismo.
O tratamento mais eficaz para a problemática é a cirurgia septoplastia, onde o médico mobilizará o septo nasal para uma posição normal. Em alguns casos é necessário corrigir também a aparência externa do nariz em um procedimento chamado rinoplastia.
Na maioria dos casos já é possível realizar a septoplastia sem o incomodo dos tampões nasais, já que a técnica cirúrgica evolui minimizando o sangramento intra e pós-operatório. O paciente é internado pela manhã, com alta à tarde do mesmo dia ou na manhã seguinte.
O pós-operatório é tranqüilo e não costuma apresentar dor ou cicatriz externa, é recomendado apenas que o paciente evite exposição ao sol e esforço físico exagerado.
Marli Popolin

Nenhum comentário: