12.28.2013

ACUPUNTURA É ALTERNATIVA NA LUTA CONTRA TDAH

Acupuntura é alternativa na luta contra TDAH
Veja como a acupuntura pode ajudar a combater este mal.

Muitas crianças que sofrem de deficiência de atenção e hiperatividade, ou TDAH, são tratadas com os medicamentos já prescritos pelos médicos. Mas, há pais que recorrem à medicina tradicional chinesa, em especial a acupuntura, para que seus filhos tenham uma abordagem complementar ao tratamento convencional, tornando o resultado final do tratamento melhor. 
Segundo explica o Dr. Márcio De Luna (RJ), acupunturista há 29 anos e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABARJ), além da acupuntura, método já tradicionalmente conhecido, existe a possibilidade de alinhar métodos complementares, que ajudam a controlar a hiperatividade das crianças, como massagem com óleos especiais e sementes colocadas no pavilhão auricular. 
Estudos têm mostrado que acupuntura e outros tratamentos homeopáticos ou orientais estão se tornando uma opção para as famílias que querem evitar medicação, buscando técnicas alternativas e naturais, ou complementar os tratamentos convencionais com métodos que tornem esses tratamentos mais eficientes. 
Para o Dr. Márcio De Luna, o tratamento medicamentoso ocidental à base de ritalina e similares funciona bem, porém precisa ser bem indicado, mas nem por isso são as únicas ferramentas disponíveis para tratar e ajudar crianças e adultos com TDAH. Segundo Luna, a junção do tratamento convencional ocidental com a Acupuntura é uma combinação excelente e muito eficaz. 
Cerca de 30% das crianças e adultos que utilizam a medicação alopática convencional tem efeitos colaterais, como ansiedade e insônia. “Além de tratar os problemas de atenção, esses pacientes podem também utilizar a acupuntura para compensar alguns dos efeitos colaterais possíveis ocasionados pela medicação”, comenta Luna.
Veja alguns benefícios da acupuntura:

Melhora a circulação sanguínea;
Fortalecimento do sistema imunológico;
Diminuição da necessidade de usar remédios;
Prevenção de doenças;
Aumento da expectativa de vida;
Diminuição dos problemas hormonais;
Diminuição dos distúrbios de sono;
Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade;
Suavização de estrias e celulites;
Aumento da vitalidade e energia;
Promoção do relaxamento;
Diminuição do stress;
Rejuvenescimento da pele;
Auxilio no tratamento contra o fumo, álcool e drogas;
Regulação dos batimentos cardíacos.

Nenhum comentário: