12.27.2013

Sal: consumo com moderação para evitar hipertensão e problemas renais


Ministério da Saúde alerta para cuidados. Estratégia mais saudável é consumir frutas, legumes, cereais e hortaliças, que possuem quantidades menores de sódio

 O consumo moderado de sódio ajuda a prevenir doenças como hipertensão e alguns tipos de doenças renais. Foto: Agência Brasil / Elza Fiuza

Um cardápio saudável, com menos sal, previne doenças como hipertensão e alguns tipos de doenças renais. “É importante frisar que o sal não está contido somente no que é adicionado, ele também é natural dos alimentos, como carnes, leite, e tem o sal adicionado pela indústria alimentícia, em produtos como presuntos e embutidos”, explica a nutricionista Patrícia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
De acordo com a especialista, uma estratégia saudável é consumir alimentos naturais como frutas, legumes, cereais, leguminosas, hortaliças, que têm quantidade muito menor de sódio do que os industrializados. 
“Os alimentos processados, como carnes defumadas e enlatados, tem quantidade muito elevada porque o sal é usado na conservação desse alimento. Por isso eles devem ser consumidos com muita parcimônia, preferencialmente, quinzenalmente”, aconselha Patrícia Jaime.
Ela também destaca boas práticas no processo de preparação e cozimento dos alimentos. “Existem alternativas para temperar que deixam os alimentos muito saborosos, como utilizar ervas aromáticas, alecrim, manjericão, orégano, salsinha, cebolinha, que realçam o sabor do alimento sem precisar usar o sal como condimento”, orienta. E completa. “É importante evitar o uso do saleiro à mesa, porque se temos o sal disponível na mesa, a tendência é usar sempre um pouco mais”.
Outra dica é observar o rótulo dos alimentos e fazer opção pelo que tenha menor quantidade de sal. Alguns restaurantes dispõem da tabela nutricional de suas refeições. Também é uma boa estratégia importante consultá-la.
A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde garante que o consumo de sal é um hábito que vai se construindo. 
“Se tentar diminuir gradativamente, o paladar acostuma”. Ela ressalta que bebês e crianças pequenas estão em formação do hábito alimentar e tem capacidade menor de metabolização do sal. “É muito importante não reproduzir na criança o hábito inadequado da família”, observa.
Nas crianças em idade escolar, Patrícia Jaime aconselha evitar o consumo regular de salgadinhos, biscoitos recheados, bolos processados e refrigerantes diet e light. 
“O Ministério da Saúde desenvolveu uma importante parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) para transformar a cantina da escola em espaço para promoção da saúde por meio de uma alimentação saudável. A escola não é só um espaço para aprender matemática, química, física, mas espaço para desenvolver hábitos saudáveis. A cantina é estratégica e impacta na qualidade da alimentação da criança como um todo”, explica. 
Saiba o que fazer
Cuidados para quem come fora de casa
- Alguns restaurantes e lanchonetes já oferecem a informação nutricional de suas preparações. Peça uma cópia e confira a quantidade de sódio em cada prato pronto.
- O molho de soja usado na culinária oriental costuma ter muito sal, evite e sempre que possível peça uma marca que não tenha sal adicionado.
Cuidados com a compra de alimentos
Alimentos frescos sempre têm menos sal do que os produtos enlatados ou processados
- Produtos em conserva e outros produtos defumados têm muito sal. Atenção para a adição de carnes às preparações, principalmente feijão.
- Alimentos diet ou light podem ser ricos em sal. Consulte a tabela de informação nutricional para escolher a melhor opção.
- Compare diferentes marcas para fazer uma escolha mais saudável. Ao analisar rótulos de dois pães de forma de diferentes marcas, por exemplo, observe como as quantidades de sódio podem ser diferentes para uma mesma porção.
Cuidados em casa
- Diminua o sal da dieta aos poucos, reduzindo semana a semana.
- Tire o saleiro da mesa.
- Gotas de suco de limão ou de lima sobre as preparações na hora de servir realçam o gosto dos alimentos e ajudam a reduzir o sal.
- Temperos prontos como pasta de alho, por exemplo, têm muito sal. Prefira ervas e temperos naturais como salsa, cebolinha, alho, orégano.
- Preste atenção nos substitutos de sal, pois eles contêm muito potássio. Se você usar por muito tempo, podem afetar seus rins e a sua saúde.
- Para os lanches, frutas e verduras, nozes ou castanhas sem sal são opções mais saudáveis do que salgadinhos de pacote.
- Quando possível, reduza a quantidade de sal das receitas de alimentos que você prepara em casa. Por isso, experimente antes de adicionar mais sal.

O FLUMINENSE

Nenhum comentário: