12.22.2013

Sete estratégias para não engordar nas festas de fim de ano

Algumas medidas ajudam a aproveitar as refeições - sem arrependimentos

Mariana Janjacomo
Ceia de Natal
O segredo para continuar saudável na época de festas é a moderação (Thinkstock)
Comida boa e abundante é uma tradição das celebrações de Natal e Réveillon. Mas quem abusa na mesa pode acabar com o corpo mais gordo e a consciência pesada. "Os exageros cometidos nessa única semana podem comprometer um ano inteiro de dieta", afirma Claudia Cozer, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês.
Não é preciso abrir mão de nenhum prato gostoso para manter a linha durante o período — basta evitar os excessos. "É natural e até benéfico sair da rotina e comer mais nessa época. As festas estão ligadas a um momento de maior contato com a família e os amigos", diz a endocrinologista Cintia Cercato, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). "Para não se arrepender depois, é preciso apenas fazer um planejamento e impor alguns limites."
Claudia Cozer reforça a ideia. "Se você gosta muito de panetones, por que não aproveitar que eles estão disponíveis no mercado agora? O segredo é a moderação: caso seu café da manhã seja um pão com manteiga, você pode trocá-lo pela fatia de panetone, em vez de comer os dois", afirma.

Estratégias para não engordar nas festas de fim de ano

1 de 7

Restringir as bebidas alcoólicas

Um copo de bebida, por si só, pode não ser tão calórico. O problema é que raramente alguém toma apenas uma dose. "O álcool é o grande vilão das festas", afirma a endocrinologista Cintia Cercato. "Enquanto você está sóbrio, consegue se controlar para não avançar nas guloseimas. Quando o álcool começa a agir no cérebro, fica mais difícil se segurar." A saída é limitar o consumo a duas taças por festa e intercalar a bebida com copos de água, para manter o organismo hidratado.
*Fontes: Claudia Cozer, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, Cintia Cercato, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e Isa Bragança, cardiologista, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e diretora da CardioMex – Clínica Médica Desportiva
Leia também:
Sete maneiras de se exercitar sem ir a academia
Dez maneiras de diminuir a barriga

Nenhum comentário: