2.02.2014

COMO DORMIR COM TANTO CALOR

Como dormir com tanto calor
Dicas para você conseguir driblar o calor e ter uma boa noite de sono.

O verão é a uma das estações mais queridas dos brasileiros. Afinal, praia, sol e piscina têm a cara deste povo. Mas, além de cuidados com a saúde e com a alimentação, um problema comum acaba atormentando todo mundo: a dificuldade de dormir.
A importância do sono é fundamental em qualquer época do ano, mas pelo calor excessivo, os níveis mais profundos do sono não são atingidos, provocando interrupções e fazendo com que se acorde várias vezes durante a noite. O resultado vem no dia seguinte, com a sensação de cansaço e a falta de disposição, a privação do sono pode ocasionar dores de cabeça, queda no rendimento e até mesmo deficit de atenção.
“Dormir bem é essencial, não apenas para manter-se disposto, mas para ter uma vida saudável com qualidade e até aumentar a longevidade”, explica Dr. Levon Mekhitarian Neto, Otorrino com atuação em Medicina do Sono, Mestre em ciências da saúde e membro do Núcleo de tratamento dos distúrbios do sono de São Paulo. 
“Nos dias quentes, na tentativa de amenizar a situação, muitas pessoas optam pelo ar condicionado, mas para quem sofre de distúrbios do sono como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que ocorre quando a pessoa para de respirar enquanto dorme, a situação se torna ainda mais delicada, pois com o ar seco, as vias aéreas ficam prejudicadas e irritadas agravando o quadro”, alerta Dr. Levon.
Portanto, procure um médico especialista para diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento, enquanto isso confira algumas dicas para uma boa noite de sono na estação mais quente do ano.
Confira algumas dicas do especialista:

• Vá para a cama com roupas leves;
• Prefira os lençóis de algodão e linho àqueles sintéticos, porque esquentam menos;
• Não deixe o quarto totalmente fechado. Uma brecha na janela já é o suficiente para fazer o ar circular;
• Utilize um balde de água para umidificar o ambiente;
• Prefira os travesseiros de látex, por serem mais frescos, super ventilados e laváveis, além de possuir uma capa externa com zíper 100% algodão;
• A refeição da noite precisa ser bem leve e a hidratação é fundamental.

Nenhum comentário: