2.02.2014

Sensação térmica de até 40ºC leva milhares de pessoas para as praias (Santos)

Segundo dados do Inmet, temperatura deve subir ainda mais neste domingo.
Praias do litoral de São Paulo ficaram lotadas desde o início do

Mulheres aproveitam para passear a beira mar (Foto: Rodrigo Martins/G1) 
Mulheres aproveitam para passear à beira mar (Foto: Rodrigo Martins/G1)
Milhares de moradores e turistas aproveitaram o primeiro sábado de fevereiro para aproveitar o calor nas praias do litoral de São Paulo. Enquanto alguns banhistas tiraram o dia para colocar o bronzeado em ordem, outros curtiam o mar e aproveitavam para se refrescar nas praias de Santos, que estão lotadas desde as primeiras horas da manhã.
De acordo com a base Área de Santos, a temperatura máxima chegou aos 32,1ºC, por volta das 10h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor pode chegar aos 36ºC na região ainda neste sábado, com sensação térmica beirando os 40ºC. Neste domingo (2), a temperatura pode aumentar ainda mais e bater a marca dos 38ºC. A previsão é que o sol continue bastante forte até o próximo fim de semana.
Moradores ficam debaixo do guarda-sol para se 'fugir' do calor (Foto: Rodrigo Martins/G1) 
Moradores ficam debaixo do guarda-sol para se 'fugir' do calor 
(Foto: Rodrigo Martins/G1)
Calor atrai moradores e turistas as praias em Santos, SP (Foto: Rodrigo Martins/G1) 
Calor atrai moradores e turistas as praias em Santos, SP
 (Foto: Rodrigo Martins/G1)

SP tem maior temperatura do ano e recorde para o mês de fevereiro

Termômetros marcaram 35,8°C no Mirante de Santana, na Zona Norte.
É a maior temperatura registrada em um mês de fevereiro desde 1943.

Do G1 São Paulo
287 comentários
Calor na região da Avenida Paulista neste sábado (1º) (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)Calor na região da Av. Paulista neste sábado (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
A cidade de São Paulo registrou neste sábado (1º) 35,8°C no Mirante de Santana, na Zona Norte, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura é a maior registrada no ano e também o recorde para um mês de fevereiro desde 1943, quando começaram as medições diárias do instituto. A máxima anterior era de 34,7°C registrada em 3 de fevereiro de 1984.
A maior temperatura de 2014 havia ocorrido em 3 de janeiro: 35,4°C. A umidade relativa do ar registrada no Mirante de Santana, onde acontece a medição oficial da cidade, ficou em 24% por volta das 16h deste sábado. O número empata com o menor valor já registrado em um fevereiro pelo Inmet. A Defesa Civil do município decretou estado de alerta nesta tarde por causa do tempo seco.
De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o tempo não muda nos próximos dias, que serão ensolarados, quentes e com tempo seco.
Janeiro quente
Janeiro de 2014 já entrou para a história de São Paulo como o mês mais quente desde o início das medições diárias de temperatura feitas pelo Inmet. Levantamento feito pelo G1 com base nos dados do instituto mostra que a média das temperaturas máximas dos 31 dias do mês é 31,9ºC. Com isso, a média de janeiro deste ano ultrapassa à de fevereiro de 1984 (31,8ºC) como a maior já registrada para um mês do ano na capital.

Se comparada apenas com meses de janeiro, a média é 1ºC superior ao recorde anterior, de 1956, quando foi registrada uma média de 30,9ºC. Em apenas cinco dias do ano a máxima ficou abaixo de 30ºC – a menor delas foi no dia 16 (27,9ºC), ainda assim acima da média para um mês de janeiro.

Nenhum comentário: