2.07.2014

Posso congelar comida para sempre?

A forma mais fácil e prática de conservar os alimentos é congelar. O congelamento mantém o alimento seguro para ser comido porque diminui o movimento das moléculas, causando uma sonolência terrível aos micróbios, que acabam ficando adormecidos ali, sem se multiplicar e contaminar o seu alimento. O freezer protege o alimento por períodos estendidos porque previne o crescimento dos microorganismos que causam a contaminação, mas é claro que todo monstro que dorme pode ser acordado, e por isso, depois de descongelado o alimento, estes micróbios que dormiam tranquilos podem sim voltar a crescer e se multiplicar, contaminando o seu alimento. Daí a importância de se atentar para o processo de descongelamento (que deve ser feito em geladeira ou em água corrente SEMPRE) e para o cozimento correto.
congelador
Mas então a comida está segura no congelador , mas será que dá pra deixar comida congelada pra sempre? Em termos de contaminação, a resposta é sim. Se você tem um bom controle da temperatura do seu freezer, e pode garantir que ela está sempre entre -18 e -20 graus celsius, fique tranquilo que contaminação não vai ocorrer. Mas é claro que contaminação não é a única preocupação. Você quer poder congelar o seu alimento e quando for preparar, quer que o sabor esteja preservado. E este é o grande problema do freezer – quanto mais tempo uma comida fica congelada, mais o sabor vai sendo alterado. A cristalização das moléculas do alimento causa alterações nas estruturas de sabor que são irreparáveis.
Comida cozida e depois congelada sofre mais que a comida ainda crua que é congelada. Vamos pensar nas carnes – uma carne vinda do açougue e congelada para ser cozida semana que vem, vai ter um sabor muito melhor que a carne que sobrou do almoço de hoje e você congelou para comer na quinta de noite. Isso porque o cozimento faz com que o alimento perca umidade. Outro fator é como você guardou o alimento que vai congelar. O ideal é tirar todo o ar do recipiente e escolher uma vasilha com uma tampa excelente. Primeiro para evitar as queimaduras do gelo,  e segundo para não permitir que a circulação de ar altere o sabor da comida.
Outro fator que altera demais com o congelamento é a textura do alimento. Mesmo muito bem guardados, alguns preparos não são feitos para serem congelados. Quem já congelou purê de batatas sabe do que eu estou falando – o troço vira uma esponja, impossível de comer… Resumindo, congelar é uma alternativa magnífica para preservação alimentar, mas não é tudo que pode ser congelado, e nem é por tempo indeterminado, para que o sabor se preserve.


Portal Saúde

Nenhum comentário: