2.08.2014

Porque perdoar não é esquecer




Filme O amor em cinco tempos

Quem se dispõe a viver em um relacionamento amoroso deve estar disposto a duas coisas: a amar e a perdoar, às vezes perdoar mais do que amar. Isso porque magoar a quem amamos é algo mais comum do que se imagina ou gostaríamos de imaginar. Por isso, pedir desculpas e perdoar (ou não) é uma situação cotidiana entre a maioria dos casais. No entanto, "perdoar não é esquecer", avisa a psicóloga Vera Godoy. Terapeuta floral, cromoterapeuta, numeróloga e astróloga, Vera coleciona formações com um só objetivo: entender os relacionamentos humanos. Nessa entrevista ela fala sobre a importância de perdoar, aos outros e a si mesmo.     
  (Ruleandson do Carmo)
O que é de fato o perdão?
V: Perdoar é a única maneira de nos libertarmos de tudo que nos causa ou causou sofrimento. Ele é o remédio que consegue curar as feridas que o outro nos causou. Mas, esse perdão não vem assim tão fácil, e em todos os estudos e casos acompanhados, sem excessão, as pessoas só conseguiram perdoar quando compreenderam o outro, "como instrumento de seu crescimento e evolução".

Ao perdoar, o benefício é exclusivo a quem é perdoado?
V: Não, muito ao contrário, o maior beneficiado é aquele que perdoa. Geralmente, ao analisarmos uma situação que necessita do perdão, veremos que os dois lados precisam perdoar, porque ninguém reage sem antes ter existido uma ação. Somos feridos e ferimos, mesmo que inconscientemente, e sempre alguém tem que dar o primeiro passo.

Para perdoar é preciso compreender o que levou o outro a nos ofender ou fazer algo contra nós"
Muitos dizem que perdoar é uma coisa, esquecer é outra. A senhora concorda?
V: Totalmente. Podemos perdoar, mas não esquecer. Mas, ao ficarmos constantemente lembrando do ocorrido é sinal de que não perdoamos. Também não precisamos tolerar o ofensor só porque o perdoamos. Perdoar não significa ser inocente a ponto de acreditar que o outro mudou e não repetirá a ofensa.

A pessoa pode perdoar de fato, mas optar por não conviver com aquela pessoa após vários e vários perdãos?
V: Acho que acabei explicando essa pergunta na anterior. O que faz com que nós tomemos a decisão de não conviver mais com alguém é termos a certeza que ninguém muda ninguém.

Por que é tão difícil perdoar?
V: Porque para que isso aconteça verdadeiramente é necessário que tenhamos compreensão do que levou o outro a nos ofender, ou mesmo praticar alguma atitude negativa contra nós. E, quando conseguimos fazer isso, sempre achamos uma razão que justifica a falha do outro, tenha certeza.


Filme O amor em cinco tempos Recorte do cartaz de "O amor em cinco tempos" (2004)

Quais são os riscos de se fingir que perdoou alguém?
V: O único risco é continuarmos na expectativa da mudança do outro. Quando não perdoamos, ou melhor, fingimos, passamos a buscar constantemente algo no comportamento do outro que nos confirme a repetição de seu erro, ou seja, a confiança acaba e a convivência se torna insustentável.
Há pessoas que erram com quem amam e pedem perdão, mas depois de serem perdoadas voltam a cometer o mesmo erro. A senhora acha que quem está preocupado com o outro muda o comportamento que provocou mágoas e quem está preocupado consigo mesmo, em não arranhar a própria imagem, quer apenas o "perdão"?
V: Não é o fato de perdoar que faz com que alguém mude seu comportamento. Só quem alcança a consciência absoluta de seu erro, pode, de verdade, mudar sua conduta. A preocupação com o outro é somente desculpa para "que o comportamento permaneça escondido". Quem não possui consciência elevada não está preocupado nem com sua imagem.

Os que nos magoam são nosso grande instrumento de crescimento e de evolução. Geralmente mudamos para melhor

O perdão inclui perdoar a nós mesmos?
V: Principalmente! Carregamos muitas crenças do passado, e quando somos conscientes de nossos erros, enfrentamos também a culpa, portanto é muito importante o perdão a nós mesmos. Ter a compreensão que só fazemos aquilo que temos consciência para fazer , no momento. Por isso todos gostariam de voltar atrás no tempo, para agir diferente.
Qual o melhor caminho para se chegar até o perdão, como devemos agir?
V: O melhor caminho é entender que todo comportamento que nos causa sofrimento, é sempre uma reação a outro comportamento inadequado nosso. Digo isso pois, se analisarmos as situações, aqueles que nos magoam são os nossos grandes professores e instrumentos de crescimento e evolução. Quando somos ofendidos, mudamos de atitude. Tomamos posse de nosso poder pessoal e reagimos. De qualquer maneira uma ofensa nos faz parar e repensar nossa vida e, geralmente mudamos e para melhor. Caso contrário, ficaremos repetindo os mesmos erros e atraindo pessoas iguais para nossa vida.




Nenhum comentário: