2.03.2014

Programa do Governo Federal disponibiliza medicamentos à população.


Pollyana Martins
3/2/2014 14:19:18
$alttext
 Dona Maria da Luz de Souza de 76 anos é aposentada, todos os meses ela vai até a Farmácia Popular pegar seus remédios para pressão alta e diabetes. “Pego de graça, se eu fosse pagar gastaria em torno de R$ 100,00 reais por mês”, fala. Para ela é muito importante não precisar comprar esses medicamentos, pois o marido também precisa de medicação continua. “Eu acho que é muito bom. É uma ajuda boa, a gente que ganha pouco, sobra um pouco mais no final do mês”, comenta.
O Governo Federal disponibiliza remédios de uso continuo para os pacientes. O programa é desenvolvido em parceria com o governo estadual e com as prefeituras municipais.
programa Farmácia Popular foi criado pelo Governo Federal em 2004 para beneficiar os cidadãos que compram remédios mensalmente para manter o tratamento das doenças que são mais comuns ente eles. O programa, atualmente, disponibiliza aproximadamente de 108 medicamentos para a população que contam com preços que podem chegar até 90% de desconto, comparando-se com os preços que drogaria e farmácias privadas oferecem.
Objetivo deste programa é ampliar o acesso da população aos medicamentos, pelo menos os mais essenciais e com preços bem reduzidos. O Farmacêutico Marcelo Muller Padza, conta que o principal objetivo é repassar medicamentos gratuitos para a população carente. “Levar o beneficio da aquisição de medicamentos a baixo custo ou gratuitamente, a mais pessoas, tratando as doenças que precisam de medicamentos de uso continuo”, destaca.
A maioria dos remédios são para doenças crônicas. “A Farmácia Popular disponibiliza medicamentos para: hipertensão, diabetes, colesterol, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas”, explica.
Cadastro
Para ter acesso gratuito aos medicamentos da Farmácia Popular ou com preços reduzidos, basta que o usuário apresente seu CPF, um documento com foto e a receita médica válida (validade de 120 dias) em qualquer um dos estabelecimentos credenciados para farmácia popular, não só unidades físicas da farmácia popular, mas também estabelecimentos comerciais privados credenciados neste programa que tem a inscrição “Aqui têm Farmácia Popular”.
programa Farmácia Popular funciona da seguinte maneira: o usuário vai a unidades próprias do programa tem atendimento personalizado que tem centenas de medicamentos os quais são dispensados seu valor de custo tendo uma redução no valor de 90% em relação ao valor que seria vendido em uma farmácia e drogaria privada. A única condição é que a pessoa deve apresentar a receita médica. “A maioria dos medicamentos são sem custo algum, o medicamento é levado na hora do atendimento, porém o paciente deve apresentar a receita médica acompanhada de seu CPF”, ressalta.
Alguns medicamentos disponibilizados pela Farmácia Popular:
Hipertensão: Captopril, Atenolol, Losartana Potássica , Hidroclorotiazida.
Diabetes: Glibenclamida, Cloridrato de Metformina, Insulina.
Anticoncepcional: Enantato de Noretisterona, Etinilestradiol, Acetato de Medroxiprogesterona.
Colesterol: Sinvastatina.
Asma: Sulfato de Salbutamol, Brometo de Ipratrópio, Dipropionato de Beclometasona.
Rinite: Budesonida.
Parkinson: Carbidopa, Cloridrato de Benserazida.
Osteoporose: Alendronato de Sódio.
Glaucoma: Maleato de Timolol.
Incontinência: Fralda geriátrica (uma tira). 

Nenhum comentário: