2.02.2014

Secretário Kerry diz a colega iraniano que sanções continuarão

Reunião em Munique ocorre dias antes da volta das negociações nucleares.
Irã suspenderá algumas atividades nucleares para ter sanções abrandadas.

Da France Presse e Reuters

O secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu neste domingo (2) com o ministro iraniano das Relações exteriores, Mohamad Javad Zarif, poucos dias antes da retomada das negociações sobre o programa nuclear iraniano.
Kerry e Zarif se reuniram durante a Conferência de Munique sobre Segurança, onde o chanceler iraniano participará em um debate sobre a situação do Irãx e as negociações a respeito do programa nuclear, afirmou a porta-voz da diplomacia americana, Jen Psaki.
"O Secretário Kerry deixou claro que os Estados Unidos vão manter as sanções existentes", informou um oficial do Departamento de Estado, segundo a agência de notícias Reuters. 
As negociações prosseguirão em 18 de fevereiro em Viena, anunciou na sexta-feira a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.
Teerã e o grupo de países 5+1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) concluíram em novembro de 2013 um acordo provisório em Genebra. O Irã deve suspender algumas atividades nucleares em troca da suspensão parcial das sanções econômicas ocidentais.

Nenhum comentário: