2.08.2014

Novo medicamento contra câncer de mama não deixa o cabelo cair

Produto revolucionário aumenta em 50% a sobrevida, atacando só as células doentes

O Dia

Rio - Menos sofrimento para as mulheres em tratamento contra o câncer de mama. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou para uso no Brasil um medicamento que não provoca a queda de cabelo, além de evitar outros efeitos colaterais. Mais ‘potente’ do que a quimioterapia tradicional, a droga, inédita no país, aumenta a sobrevida das pacientes em até 50%.
Segundo José Luiz Pedrini, vice-presidente da Região Sul da Sociedade Brasileira de Mastologia, o medicamento trastuzumabe entansina (T-DM1) ataca somente o tumor da mama, em vez de afetar todas as células do corpo, como fazem os tratamentos convencionais. Redução do vômito, enjoos e diarreia são outros benefícios, segundo Pedrini.
“O anticorpo conduz o quimioterápico até o interior da célula tumoral e libera o medicamento lá dentro. Essa é a droga mais impressionante que eu vi na vida”, disse, acrescentando que ela pode ser usada por tempo indeterminado, mesmo em casos de cânceres incuráveis. “O remédio mantém a doença sob controle”, comemora.
O especialista lembra que o medicamento é indicado para os casos de metástase, quando a doença já alcançou outros locais do corpo. Novos estudos vão verificar se o produto também é eficaz e seguro se utilizado em fases iniciais da doença. O T-DM1 combate apenas o tipo de câncer mamário HER2 positivo, que corresponde a 25% dos tumores. “No futuro, poderemos ter o mesmo de remédio para outros tipos de câncer”, diz.
A previsão é que o medicamento, desenvolvido por empresa americana em parceria com a Roche, esteja nas unidades de saúde em maio. Segundo Pedrini, cem brasileiras participaram da fase de testes. “Há pacientes que começaram a participar do estudo em 2011 e seguem vivas. Sem essa opção, elas sobreviveriam por cerca de seis meses porque não teriam outra alternativa”.
Rio tem mais alto índice de mortes
O Estado do Rio de Janeiro apresenta a maior mortalidade do país por câncer de mama. São 15,7 óbitos a cada 100 mil habitantes, conforme O DIA noticiou ontem. Por outro lado, o estado apresenta porcentagem de mamógrafos em uso acima da média nacional. No Rio, são 97% em funcionamento contra 80% no país. Os dados são da Sociedade Brasileira de Mastologia

Por que a quimioterapia provoca a queda dos cabelos?

968986_10151721401067580_788929266_n

Por que a quimioterapia provoca a queda dos cabelos?
Entre as drogas usadas no tratamento contra o câncer, três provocam queda de cabelos: doxorrubicina, paclitaxel e ciclofosfamida. O alvo dos medicamentos é o tumor, mas elas agem de forma arrasadora em todas as células do corpo que se multiplicam mais rapidamente que o normal – entre as quais as das paredes internas da bochecha, as da medula óssea, as dos pêlos e as dos cabelos. Como as células da raiz do fio morrem, o cabelo cai (veja o infográfico). “Ele é afetado do mesmo modo que o tumor”, explicou à SUPER o oncologista Daniel Luiz Gimenes, do Hospital do Câncer, em São Paulo. “Mas, dois meses após o tratamento, os fios voltam a crescer.”

Ataque aos fios

Sem a constante reposição de células, bloqueada pela terapia química, o cabelo cai.
1. Para os fios de cabelo crescerem continuamente, as células da sua raiz, o folículo piloso, têm de se multiplicar bastante.

2. As drogas que combatem os tumores atacam também as células do folículo, matando-as e interrompendo seu ciclo reprodutivo.

3. Enquanto dura o tratamento, os fios caem e não conseguem crescer de novo.

Nenhum comentário: