2.08.2014

Cão: o melhor amigo

Bichos de estimação tornam você uma pessoa melhor

cachorro1 
Por motivos óbvios. Se você tem um cachorro, aprende logo a cuidar e se preocupar com outro ser. E isso pode surtir efeitos positivos na sua personalidade: tornar você uma pessoa mais gentil e confiante.
Não, isso não é papo de gente fanática por animais. É ciência, comprovada por um estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos. Os psicólogos entrevistaram mais de 500 participantes, de 18 a 26 anos, para saber sobre a relação com animais de estimação em diferentes fases da vida. Em seguida, responderam a um questionário que tinha como objetivo avaliar características pessoais: se eram competentes, confiantes, carinhosos, e se tinham indícios de depressão.
O resultado mostrou que pessoas que tiveram cachorro ou gato em casa costumam a ajudar mais os amigos e familiares. Eles também se envolvem mais com trabalhos voluntários. E com isso eles se sentem mais conectado ao mundo, confiantes e demonstram mais empatia. “Nós não podemos confirmar relações de causa, mas esse é um ponto promissor no entendimento do papel dos animais na nossa vida, especialmente quando somos jovens”, explica Megan Mueller, autora da pesquisa.
Viu que lindo? J
Crédito da foto: flickr.com/justinwkern

Por que cachorros fazem cara de dó?

cathcoro1 Simples: porque é irresistível. E eles sabem disso. Tanto sabem que usam e abusam dessas carinhas de coitados. Principalmente quando querem conquistar seu coração.

Foi o que os cientistas da Universidade de Portsmouth constataram. Eles analisaram os músculos faciais de 27 cachorros que estavam em abrigos de adoção. Com a ajuda de um dispositivo, conseguiram contar quantas vezes os cães levantavam a sobrancelha e arregalavam os olhos quando um possível dono se aproximava.

Alguns usavam mais esse artifício. E levavam a melhor. Segundo a pesquisa, os cães que faziam cara de dó levavam menos tempo para serem adotados.

Como eles sabem disso? Bem, os pesquisadores acreditam que os lobos tenham se dado conta disso: quando faziam essas carinhas fofas eram aceitos com mais facilidade no grupo de humanos. E isso ficou registrado na memória dos cães.


Leia também:
Cães veem os donos como se fossem seus pais

Gatos imitam hábitos dos donos

Nenhum comentário: