Rio -  Na luta contra o câncer, toda ajuda é bem-vinda e o período de tratamento pode se tornar mais ameno com a troca de experiências e a contribuição de pessoas que já enfrentaram o mesmo tipo de problema. Neste quarto dia de reportagens especiais, destacamos instituições que têm um papel importante no auxílio a pacientes. No Centro do Rio, por exemplo, há 13 anos está a sede da Abrapac (Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes com Câncer), muito procurada por pessoas sem condições financeiras para pagar por algum tipo de auxílio.
Margareth Martins: diagnosticada com câncer, é diretora da Abrapac | Foto: Marcio Mercante / Agência O Dia
Margareth Martins: diagnosticada com câncer, é diretora da Abrapac | Foto: Marcio Mercante / Agência O Dia
























“Entre os serviços que oferecemos estão o aconselhamento jurídico e acompanhamento psicológico. Mas somos procurados, principalmente, por causa de nosso banco de perucas e próteses, fornecidas gratuitamente”, enfatiza a diretora administrativa da Associação, Margareth Guimarães Martins.
Toda a equipe trabalha de maneira voluntária. O pagamento é a satisfação em ver uma pessoa doente enfrentar o problema. “Recebemos mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama e levaram uma surra do marido. Eu convivo com a doença desde 2008 e tenho condições de manter uma equipe médica muito boa me auxiliando. Mas não são todas as pessoas que podem fazer o mesmo. São elas que buscamos ajudar”, resume Margareth.
Em Niterói, desde 1996, a Adama (Associação dos Amigos da Mama de Niterói) também tem papel fundamental para muitas mulheres, oferecendo, inclusive, auxílio sobre direitos trabalhistas e previdenciários. Mas há também serviços como fisioterapia, grupos de discussão e até visitas a casas de pessoas que estão sofrendo com o câncer.
4opçA resposta desse trabalho é importante não só para os pacientes atendidos, mas também para os próprios voluntários que doam seu tempo e atenção. “Faço quimioterapia há quatro anos, mas o câncer vai me atrapalhar o menos possível. Não quero morrer. Sou formada em História e pesquisadora na área de Engenharia Elétrica na UFRJ. Tenho namorado e amigos. Os meus atributos vão muito além de ter um câncer”, enfatiza Margareth.
Eventos promovem integração entre mulheres
Periodicamente, a Abrapac realiza bazares beneficentes para arrecadar recursos que contribuam para a continuidade da prestação de serviço. O próximo evento do tipo acontece no dia 2 de dezembro, em São João de Meriti, na Paróquia de São Mateus. Já no dia 3, às 13h, a instituição realiza sua confraternização de fim de ano, com atrações diversas e trocas de informação.
O evento vai ser realizado no Espaço Cultural Cedim, na Rua Camerino, 51, no Centro. A Adama, por sua vez, organiza no próximo dia 28 de novembro, às 9h, o evento ‘Árvore dos Desejos’, quando eles montam a tradicional árvore em que qualquer pessoa pode depositar os seus desejos para 2013.