11.19.2012

Como recuperar o delineador seco, a sombra esfarelada e o batom quebrado

O batom que derrete na bolsa, a sombra que se espatifa no chão ou o delineador que seca... Fatalidades que parecem acontecer sempre com os produtos mais queridos do nécessaire.
Com um pouco de jeito e mãos limpas é possível recuperar esses produtos.
DELINEADOR EM PASTA QUE RESSECA
Segundo a maquiadora Bel Lüscher, o delineador em pasta pode ser salvo pingando algumas gotinhas de glicerina ou de um primer facial transparente que contenha dimecotina em sua composição (ingrediente também usado nos delineadores).
O maquiador Rosman Braz, do salão 1838, usa gotinhas de óleo de amêndoas ou de soro fisiológico. Ele ressalta que o delineador em gel é o cosmético mais difícil de recuperar, devido a sua composição mais oleosa. Mas, se o potinho já está seco, não custa tentar.
Divulgação
Delineador em pasta pode ressecar facilmente se ficar aberto
Delineador em pasta pode ressecar facilmente se ficar aberto
Depois de pingar um dos produtos recomendados, use o cabo limpo de um pincel para mexer. Amolecido, guarde sempre bem fechado e de cabeça para baixo, para evitar que a superfície resseque. Para evitar que o produto fique seco durante o uso, sempre vire o potinho de cabeça para baixo enquanto estiver pintando os olhos.
Se a ponta dos delineador tipo caneta ressecar, mergulhe-a em água quente por meio minuto, seque com lenço de papel e guarde de ponta-cabeça. No dia seguinte, ele estará pronto para o uso.
SOMBRA OU BLUSH COMPACTOS E ESFARELADOS
Braz tem um jeito muito simples de recuperar sombra ou blush vítimas de uma queda leve. "Basta pingar algumas gotinhas de água, amassar o produto fazendo uma massinha e esperar secar", diz.
Mas se o cosmético esfarelar, o jeito, segundo Lüscher, é colocar num saquinho de plástico que tenha um fecho tipo "zip" e dar batidinhas com o cabo de um pincel até reduzí-lo a partículas bem pequenas. Feito isso, rearranje tudo de volta num potinho e pingue gotinhas de álcool até umedecer (não precisa encharcar). Cubra com um lenço de papel e pressione com um moeda ou qualquer superfície que se encaixe na embalagem, ensina a maquiadora. Por fim, é só deixar o álcool evaporar.
BATOM QUEBRADO
Um batom esquecido dentro do carro em dia quente ou que quebrou de tanto chacoalhar dentro da bolsa pode continuar sendo usado. Para isso, coloque a parte quebrada dentro de um outro potinho (caixinhas para lentes de contato podem ganhar uma serventia extra) e use um pincel ou o dedo na hora de maquiar.
Se a bala apena quebrou, sem derreter, Lüscher ensina a juntar das duas pontas. Aqueça as duas extremidades, grude e deixar o batom na geladeira por vinte minutos.
A geladeira também pode servir para guardar o lápis de olho cremoso antes de apontá-lo. Assim, ele endurece por dentro, evitando que "esfarele"no apontador.

Divulgação
Batom "colado" após ter quebrado e lápis excessivamente mole podem ser guardados na geladeira para se recuperarem
Batom "colado" após ter quebrado e lápis muito mole podem ser guardados na geladeira para se recuperarem
TAMPAS PERDIDAS
No caso de perder a tampa de algum produto, use um pedaço de papel alumínio para evitar que ele resseque. E guarde-o em uma caixinha só dele (como aquelas carteirinhas específicas para batom, por exemplo) para evitar que ele suje.
As dicas acima valem para maquiagens "acidentadas" que ainda esteja no prazo de validade. Se a cor, a textura ou o cheiro do produto estiver diferente, ele deve ir para o lixo - caso contrário, poderá causar alergia na pele.
Heloísa Negrão Heloísa Negrão

Nenhum comentário: