11.19.2012

OMS lança apelo para garantir medicamentos na Faixa de Gaza

Agência Lusa 18.11.2012 - 10h53 |

Escala crescente da violência na Faixa de Gaza preocupa OMS. (foto: Abed Hashlamoun / Agência Lusa)
Genebra (Lusa) – A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou hoje (18) um apelo internacional urgente para arrecadar 10 milhões de dólares para garantir o fornecimento, nos próximos três meses, de medicamentos e equipamentos médicos essenciais para Gaza.
"A OMS lança um apelo à comunidade internacional e regional para um apoio financeiro urgente para fornecer medicamentos essenciais (que salvam vidas), face à escassez dos estoques, bem como equipamentos médicos de emergência para tratar os feridos e os doentes crônicos", disse a organização em comunicado. O texto reforça ainda a crescente preocupação pela escalada da situação na faixa de Gaza e em Israel e pelos impactos que o conflito poderá ter na vida dos civis.
Leia também:
Primeiro-ministro israelense diz estar preparado para expandir operação contra o Hamas
- Ministro britânico avisa Israel que invasão por terra em Gaza poderá custar apoio internacional

Em Gaza, "um grande número de feridos foram admitidos nos hospitais com queimaduras graves, ferimentos causados pelo colapso de edifícios e traumatismos cranianos", continua.
Desde o início da operação militar israelense “Pilar de Defesa”, na quarta-feira (14), 46 palestinos e três israelitas foram mortos. Os confrontos já deixaram também aproximadamente de 400 palestinos e 18 israelitas ficaram feridos.
Perto de metade dos palestinos assassinados são civis, incluindo seis crianças e três mulheres, de acordo com fontes médicas e organizações de defesa dos direitos humanos.
As autoridades de saúde em Gaza declararam "estado de emergência" em todos hospitais. De acordo com a OMS, o território palestino já registrava falta de "medicamentos essenciais", antes do último ataque israelita desta manhã.
O estoque de 192 medicamentos (40% da lista de medicamentos essenciais) e de 586 equipamentos de emergência descartáveis (65% da lista essencial) já estão esgotados. As intervenções cirúrgicas não urgentes estão sendo adiadas devido à falta de produtos para as anestesias.

Nenhum comentário: