11.23.2012

Testosterona alta não é sinal de virilidade ou potência sexual


Taxa do hormônio deve estar adequada ao padrão. Índices acima ou abaixo podem indicar problemas

São Paulo -  Recentemente, o cantor sertanejo Zezé di Camargo fez questão de tornar público os resultados de seus exames de saúde. Ao comentar os índices de testosterona, afirmou que estavam “ iguais ao de um menino de 18 anos.”
Cantor recebe homenagem do irmão | Foto: Lufe Gomes
Índices de testosterona não sinalizam virilidade | Foto: Lufe Gomes
Homens, antes de correr para o consultório dos especialistas para checar a quantas andam as taxas desse hormônio, é bom saber que, apesar de estarem ligados ao desejo sexual (a libido), os níveis de testosterona não estão relacionados à virilidade ou potência.
“A qualidade sexual é individual. Há homens com níveis de testosterona mais altos e com problemas sexuais como ejaculação precoce e disfunção erétil”, afirma Alexandre Hohl, presidente do departamento de endocrinologia feminina e andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).
“Não existe nenhuma referência científica entre testosterona e desempenho sexual. É comum os homens fazerem confusão entre libido e potência”, explica o endocrinologista Cyro Guimarães Junior.
Os valores normais da testosterona total na corrente sanguínea para o homem adulto variam de 241 a 827 ng/dL. Na adolescência, esse número tende a ser maior e no idoso menor. Mas nem todos apresentam redução.
“Não é uma regra, como a menopausa”, diz Guimarães Junior.

Nenhum comentário: