11.19.2012

"Poucos governos fizeram tanto pelo controle do gasto público como o do presidente Lula”

Presidenta Dilma: ‘Nenhuma pessoa neste mundo de Deus está acima dos erros e das paixões humanas’

Em entrevista ao "El País", presidente fala sobre mensalão e diz que “acata” decisões do STF




A presidente Dilma Rousseff: "Poucos governos fizeram tanto pelo controle do gasto público como o do presidente Lula”
Foto: Gustavo Miranda/9-11-2012


A presidente Dilma Rousseff: "Poucos governos fizeram tanto pelo controle do gasto público como o do presidente Lula” Gustavo Miranda/9-11-2012

MADRI - Em entrevista publicada neste domingo pelo jornal espanhol "El País", a presidenta Dilma Rousseff falou pela primeira vez sobre as penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos réus do mensalão. A presidenta disse que "acata" e não discutirá as decisões do STF sobre o escândalo da compra de apoio parlamentar no primeiro governo de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Poucos governos fizeram tanto pelo controle do gasto público como o do presidente Lula. (...) Sou radicalmente a favor de combater a corrupção, não só por uma questão ética, mas por um critério político.(...) Há muitos procedimentos legais nesse terreno e, como presidenta, não posso me manifestar sobre as decisões do STF". disse Dilma, que completou: "Acato suas sentenças (do STF), não as discuto. O que não quer dizer que nenhuma pessoa neste mundo de Deus esteja acima dos erros e das paixões humanas."
No texto publicado no site do "El País", o autor da reportagem explica que completou a resposta de Dilma dizendo: "As paixões humanas e as políticas". A presidenta, então, concluiu: "Talvez sejam as maiores."
A entrevista foi concedida no último dia 12, dia em que o Supremo decidiu a pena do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, que foi condenado a dez anos e dez meses de prisão.
A presidenta também falou sobre entraves ambientais para a construção de usinas hidrelétricas. "A única maneira de abordar esse tema é promovendo audiências públicas, tanto quanto necessárias". Ao falar de sua história, Dilma relembrou a ditadura militar: "Meu tempo na prisão me ajudou a entender que o regime militar não sobreviveria porque não podia deter, torturar e matar todos os jovens".
A presidenta foi à Espanha para participar da 22ª Cúpula Ibero-americana, em Cádiz. A presidenta voltará ao Brasil nesta segunda-feira.

Nenhum comentário: