11.19.2013

Segredo para o controle de peso está nos padrões de sono

Dormir e acordar à mesma hora todos os dias ajuda a regular gordura corporal

O Globo


Padrão Bela Adormecida: dormir bem para emagrecer
Foto: StockPhoto

Padrão Bela Adormecida: dormir bem para emagrecer StockPhoto
NOVA YORK - Um novo estudo americano mostra que é possível emagrecer sem fazer ginástica, basta dormir bem. Entre as conclusões do trabalho, publicado na “American Journal of Health Promotion”, está a de que mulheres com padrões regulares de sono, que dormem e acordam à mesma hora, são mais magras.
Os pesquisadores analisaram mais de 300 mulheres, entre 17 e 26 anos, durante várias semanas, e descobriram que aquelas com mais de 90 minutos de variação nos horários de dormir e acordar tinham mais gordura corporal que aquelas que variavam seus horários em menos de 60 minutos. E ainda: dormir menos de seis horas e meia ou mais que oito horas e meia por noite está relacionado a um acúmulo maior de gordura.
As voluntárias tiveram sua composição corporal medida e carregavam um rastreador de atividades para gravar seus movimentos durante o dia e o padrão de sono à noite.
De acordo com o professor Bruce Bailey, a má qualidade do sono afeta os hormônios relacionados ao apetite e uma das maneiras de regular o sono é fazer exercícios regulares, manter o quarto escuro e em silêncio e só deitar na cama quando for dormir.
Estudos anteriores da Universidade de Temple, na Filadélfia, revelaram que quando a pessoa dorme bem, regula melhor a leptina, hormônio da saciedade. Crianças que dormiam melhor, por exemplo, consumiam menos 134 calorias por dia e perdiam peso.

Nenhum comentário: