11.21.2013

DIABÉTICOS DEVEM TER CUIDADO ESPECIAL COM A SAÚDE BUCAL

Diabéticos devem ter cuidado especial com a saúde bucal

Veja como os diabéticos devem manter a sua higiene bucal para que isso não se transforme em mais um problema.

Cuidar dos dentes e da saúde bucal como um todo é obrigação de todos. Mas, os diabéticos, em especial, devem ficar atentos a este detalhe em sua rotina. Segundo pesquisas, é fundamental prevenir cáries e outras doenças da boca para controlar a glicemia.
O motivo, que muita gente desconhece, é que o diabetes favorece o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais, problemas causados pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes.
A falta de uma correta higiene oral também pode agravar o diabetes, já que, como qualquer outra infecção, as doenças periodontais dificultam o controle da glicemia. Ao mesmo tempo, ainda há mais uma complicação: o diabetes pode afetar e agravar as inflamações na cavidade bucal.
Entre os problemas apresentados, de acordo com um estudo publicado recentemente no The Journal of the American Dental Association, um em cada cinco casos de perda de dentes nos Estados Unidos está relacionado ao diabetes.
Outros dados ainda apontam que muitos portadores de diabetes não são diagnosticados. Segundo a International Diabetes Federation (IFD), 50% das pessoas com diabetes desconhecem ser portadoras da doença. Na América do Sul em geral, essa estimativa é de cerca de 45%.
A avaliação da saúde bucal poderia ser uma maneira de chegar a esse diagnóstico, já que ajudaria a detectar alguns sintomas. Já quem sabe que é diabético, deve avisar ao dentista sobre a doença e informar-se se o profissional está apto a cuidar dele de forma adequada.
“É comum o diabético ter o acompanhamento de um cardiologista, pois a doença pode ser descoberta após eventos cardíacos. Mas, além do endocrinologista, o dentista também deve fazer parte do quadro de especialistas que tratam e orientam o portador de diabetes”, diz Dr. Alexandre Fraige, doutor em odontologia pela USP e diretor do Departamento de Odontologia da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD).

Nenhum comentário: