11.21.2013

Genoino é levado ao hospital após passar mal

Advogado do deputado diz que suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto

BRASÍLIA - O deputado federal José Genoino (PT-SP, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, foi levado ao hospital no começo da tarde desta quinta-feira. A secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal confirmou que ele passou mal e teve de ter encaminhado ao Instituto do Coração de Brasília, por volta das 12h40m desta quinta-feira, para fazer exames mais detalhados e saber o que causou o mal estar.
Um dos advogados do deputado afirmou que a suspeita da equipe médica que determinou que ele fosse removido é de que ele tenha sofrido um infarto.
O site de notícias G1 afirma que um profissional da equipe de saúde do Complexo da Papuda disse que ele foi submetido a um eletrocardiogarma na manhã desta quinta e que o exame teria apontado "alterações" nos batimentos cardíacos que exigiram cuidados médicos.
O deputado, condenado no julgamento do mensalão, foi submetido a uma cirurgia cardíaca no mês passado. A defesa dele pede que ele cumpra pena em regime domiciliar, devido a um quadro de saúde que inspira cuidados. Para embasar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido, o deputado passou por perícia médica anteontem, que apontou que ele tem “doença grave, crônica e agudizada”. Segundo o laudo, Genoino necessita de “cuidados específicos medicamentosos e gerais”.
A conclusão dos médicos que fizeram a avaliação é de que o deputado precisa passar por controle periódico por exames de sangue e deve receber alimentação especial, com pouco sal e gordura. Ele também deve ser submetido à avaliação de cardiologista especializado regularmente.
Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República em exercício, Ela Wiecko, avaliou que o estado de saúde de Genoíno pode tornar inviável o cumprimento da pena, mesmo com tratamento médico disponibilizado dentro da Papuda. Ela pediu que uma junta médica composta por três médicos fizesse a avaliação clínica dele, que foi enviada ao STF e embasará a decisão sobre o pedido de prisão domiciliar de Genoino.

Nenhum comentário: