11.21.2013

Malhação em altas temperaturas é questionada por especialistas

A bikram ioga inspira atividades como spinning e pilates em ambientes quentes, mas pode representar riscos para a saúde


Aula de bikram yoga com sala aquecida a 40 graus. Apesar de estar em alta, prática pode trazer riscos para a saúde
Foto: Paula Giolito / Agência O Globo
Aula de bikram yoga com sala aquecida a 40 graus. Apesar de estar em alta, prática pode trazer riscos para a saúde Paula Giolito / Agência O Globo
RIO - A sala cercada de espelhos está cheia. Não há conversa nem troca de olhares. As janelas estão fechadas e o ambiente é quente. Muito quente. Dois homens vestem apenas sunga. Algumas pessoas respiram profundamente, outras gemem. Todas suam em um esforço coletivo para executar 26 posições diferentes. Quem não aguenta pode até deitar, mas o descanso deve ser curto. A meta é suportar a pressão e ficar 90 minutos em um ambiente onde a temperatura chega a 40 graus.


- A mente sempre quer arrumar desculpas para que a gente não consiga ir até o final. O meu trabalho é justamente focar na disciplina e no controle da ansiedade de cada um - explica Yuri Scott, professora de bikram ioga, atividade que inspira outros exercícios executados também em espaços aquecidos.
A ioga que Yuri ensina foi criada pelo indiano Bikram Choudhury nos anos 60 e não é nenhuma novidade. Mas depois que famosos como as atrizes Gwyneth Paltrow, Demi Moore e Jennifer Aniston declararam fazer a atividade, a bikram virou uma febre. Hoje, a modalidade está em mais de 40 países, incluindo o Brasil, que tem escolas credenciadas que seguem à risca os principais mandamentos do guru Choudhury: exatos 38% de umidade em salas pegando fogo.
Ex-praticante da bikram ioga, a americana Mimi Benz abriu em Los Angeles o Sweat Shoppe, estúdio de ciclismo indoor onde todo mundo faz exercício sob temperatura de pelo menos 28 graus. A ideia veio quando o ar condicionado pifou no meio de uma aula de spinning que ela fazia. A turma continuou pedalando mesmo assim e, depois que saiu da academia naquele dia, Mimi resolveu pesquisar mais sobre treinos em ambientes quentes até abrir o seu próprio negócio.
- Aquecemos nossas salas para preparar o corpo dos alunos e intensificar ainda mais o treino. O calor permite um nível maior de queima de gordura e desintoxicação - garante Mimi, que cobra US$ 170 por um pacote de dez aulas. - É um exercício aeróbico intenso, de baixo impacto e que queima até 800 calorias em 50 minutos.
Resultados semelhantes promete o hot pilates, que é feito sob calor de 35 graus. Os movimentos são os mesmos inventados por Joseph Pilates e promovem, garantem os praticantes, grande queima de gordura e maior flexibilidade, sem qualquer prejuízo às articulações. Anunciado como o exercício da vez na Europa e nos Estados Unidos, ainda não ganhou versão nacional.
- A atividade pode ser comparada a uma corrida embaixo do sol de verão. Você cansa muito e tem sensação que está perdendo peso, mas na verdade perde líquido, sais minerais e desidrata - diz o personal trainer Victor Amaral, que evita levar seus alunos para a rua entre as 10h e 17h nos dias mais quentes do ano.
Quem faz exercícios no calor costuma suar muito mais. No entanto, um estudo feito pela universidade americana de Wisconsin-La Crosse mostrou que a bikram e outras vertentes da hot ioga não queimam mais calorias do que a ioga tradicional, por exemplo. O levantamento, com 24 homens e mulheres com idade entre 19 e 44 anos, comprovou ainda que se executada de forma errada, a atividade pode ser extremamente prejudicial aos praticantes.
- A hipertermia gera queda do sódio plasmático e sérios efeitos na saúde, como o aumento da viscosidade do sangue, atrapalhando a circulação e pode usar dano cerebral e AVC - afirma Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Body Tech, que não pretende oferecer nenhuma atividade do tipo.
Os exercícios praticados ao ar livre e na praia durante o verão exigem maior intensidade dos movimentos e do organismo e, por isso, os especialistas recomendam hidratação antes, durante e depois das atividades. Altas temperaturas podem ser perigosas para todas as pessoas e devem ser evitadas, principalmente por cardiopatas, idosos e mulheres grávidas. Em caso de qualquer sintoma diferente, como enjoos, fraqueza, dor de cabeça ou câimbras, é fundamental ligar o sinal vermelho e parar.
- Extremos de temperatura durante as atividades físicas são muito perigosos. No caso do calor excessivo, podem provocar mal estar e também tonturas e desmaio por conta da queda da pressão arterial. A perda de água também pode causar uma lesão grave nos rins - alerta o cardiologista e especialista em Medicina do Esporte Nabil Ghorayeb.
Para quem é sedentário o cuidado deve ser redobrado e, se as temperaturas altas forem realmente inevitáveis, é fundamental seguir algumas recomendações.
- Diminua o ritmo e beba muita água. Se a atividade for ao ar livre, escolha roupas leves e use boné e protetor solar para se proteger. Mas, antes de tudo, não esqueça de fazer uma avaliação médica rigorosa antes de começar qualquer exercício - ensina o médico Nabil.

Nenhum comentário: