11.18.2013

O que é ultrassonografia morfológica?

Ultrassonografia Obstétrica e Ultrassonografia Morfológica Fetal: Qual é a diferença? Uma grande dúvida das gestantes é a diferença entre os diversos exames de ultrassom que são realizados na gestação. Queremos aqui mostrar quais são as diferenças entre o exame obstétrico comum e o exame morfológico. O exame morfológico deve ser realizado preferencialmente com o especialista em medicina fetal e com aparelhagem apropriada.

Obstétrica Morfológica
Período ideal Toda Gestação 11 a 14 semanas e de 20 a 24 semanas
Sinônimos Ultrassonografia Obstétrica, Eco Obstétrica Rastreamento de I e II trimestres, Ecografia Morfológica Fetal, Pesquisa de 
Número de Exames Quantas forem necessárias 2, nos períodos acima. Em fetos malformados todos os exames devem ser morfológicos
Objetivos Biometria fetal, localização de placenta, quantidade de líquido amniótico e crescimento fetal Avaliação pormenorizada da Anatomia Fetal e Marcadores para doenças genéticas, Biometria fetal complementar e descrição detalhada de toda morfologia fetal
Indicação Para todas as gestantes, em diversas fases da gestação Para todas as gestantes (como triagem) e para fetos com alto risco para malformação
Quem faz Ultrassonografista geral Especialista em Medicina Fetal
Requisitos do Profissional Conhecimentos básicos de Obstetrícia e Ultrassonografia Conhecimentos profundos de Obstetrícia, Fisiopatologia Materno-Fetal, Diagnóstico Sindrômico Fetal, Infecções Congênitas e Teratogênese
Tipo de Laudo Resumido, objetivo Descritivo
Documentação Fotográfica 4 a 8 fotos por exame 10 a 30 fotos por exame
Tempo de Exame 10 a 20 minutos 20 a 40 minutos
Aparelhagem Necessária Ultrassom Ultrassom de alta resolução
Onde fazer Clínicas de imagem Com profissionais dedicados à Medicina Fetal
Portanto e exame que avalia de forma mais completa a anatomia do bebê é o exame morfológico. Durante os exames morfológicos de 1º. e 2º. trimestre é o momento onde o médico poderá avaliar de forma detalhada a formação do bebê.

Exemplos de Imagens de Ultrassom Morfológico

Entretanto mesmo o exame morfológico detalhado realizado por um profissional extremamente qualificado não é capaz de detectar 100% dos problemas que o bebê pode ter. Isto acontece porque alguns problemas só se tornam evidentes com o desenvolvimento e crescimento fetal. A posição do feto e a condução da do ultrassom nos tecidos maternos também pode dificultar a visualização de algumas anomalias fetais. A próxima tabela exemplifica qual a chance de detecção de algumas anomalias que o bebê pode apresentar:
Problemas O que é? Chance de ser visto?
Mielomeningocele Defeito de fechamento da coluna 90%
Anencefalia Ausência de formação do topo da calota craniana e parte do cérebro 99%
Hidrocefalia* Excesso de água no cérebro 60%
Cardiopatias Congênitas maiores Defeitos de formação do coração 25%
Hérnia Diafragmática Defeito do músculo que separa o abdome do tórax 60%
Onfalocele/gastrosquise Defeito de fechamento da parede abdominal 90%
Malformações Renais Ausência ou malformação dos rins 85%
Anormalidades dos membros Ossos faltando ou encurtados 90%
Paralisia Cerebral Problemas motores que resultam da lesão do sistema nervoso central Nunca é visto
Autismo
Nunca é visto
Síndrome de Down Quando é realizada a medida da translucência nucal Cerca de 80% 
* Obs: muitos casos só são evidentes no fim da gestação ou após o parto.
Obs: os dados acima citados são adaptados do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists Working Party on Ultrasound Screening for Fetal Abnormalities.
Caso seja identificado um problema durante o seu exame será realizada uma breve explanação sobre o problema e o prognóstico. Para uma discussão detalhada será necessário agendar uma próxima consulta de aconselhamento em medicina fetal.

Ultrassonografia morfológica: entenda mais sobre o exame 3D e 4D

3D e 4D são os tipos de ultrassom mais procurados

Ultrassonografia 3D
Ultrassonografia 3D. Foto: Reprodução
Por Bruna Capistrano


Um dos momentos mais aguardados dos pais 'grávidos' é conseguir ver o feto no útero e ouvir o coraçãozinho do bebê batendo. Mas o que é a ultrassonografia morfológica? Quais são as diferenças entre o ultrassom 3D e 4D? Os médicos Sebastião Zanforlin Filho e Domingos Mantelli Borges Filho listam para o site do GNT as principais dúvidas sobre o exame:

Veja também: japoneses criam protótipo 3D do feto antes de o bebê nascer
  • 1 O que é a ultrassonografia morfológica?
    Há dois tipos de ultrassonografia que a mulher pode fazer durante a gravidez. A obstetrícia, que avalia o crescimento fetal, a quantidade de líquido amniótico e a localização da placenta, por exemplo, e a morfológica. De acordo com o médico Sebastião Zanforlin Filho, é neste exame que a mãe consegue visualizar a anatomia do feto e o médico avalia sinais que se relacionam à probabilidade do feto ser portador de doenças graves ou possuir defeitos cardíacos.
  • 2 Quando fazer a ultrassonografia?
    A primeira ultrassonografia a mãe nunca esquece. E de acordo com Sebastião, O ideal é que o primeiro exame seja realizado bem no início da gravidez. "Mas para se identificar o embrião e seu batimento cardíaco seriam necessárias de 6,5 a 7 semanas, a contar da data da última menstruação", explica Sebastião. Isso significa que na 6ª semana, o embrião é ainda muito pequeno e pode não ser visto direito. "A atividade cardíaca do feto também, provavelmente, não será detectada", explica.
  • 3 Em quais semanas devo fazer a ultrassonografia e quais doenças podem ser detectadas?
    Entre a 12ª e a 14ª semanas, o médico consegue visualizar na ultrassonografia se o feto tem doeças graves, como a Síndrome de Down e doeças cardíacas. "É nesta fase também que são detectados os casos de maior risco para desenvolver hipertensões arteriais severas (pré-eclampsia). Com 20 a 22 semanas, repetimos o ultrassom morfológico para detectar quase 90% das anomalias fetais, além de se verificar o colo uterino para pesquisa de risco de parto prematuro", explica.

    Com 32 a 36 semanas, a ultrassonografia obstétrica pode revelar se o crescimento e a vitalidade do bebê estão normais. É neste exame que os médicos apontam se a gestação é de risco, com futuras complicações obstétricas, e se as mães precisarão de acompanhamento mais frequente.
  • 4 Qual é a diferença entre o ultrassom 3D e o 4D?
    De acordo com Sebastião Zanforlin Filho, o ultrassom 3D é diferente da ultrassonografia comum, que mostra uma fatia do feto. "O exame tridimensional usa o aparelho que capta várias fatias. Essas várias fatias, no computador, permitem ver a imagem por fora do bebê. Já com o ultrassom 4D, a imagem tridiomensional é feita em sequências muito rápidas. Se o bebê faz um movimento, dá para enxergar o movimento. Ou seja, é o 3D mais o tempo", explica.

    "Assim, os pais podem conhecer os traços do filho antes mesmo de ele nascer. Dá para ver os olhinhos, nariz, boca e até arriscar se ele se parece mais com o pai ou com a mãe. O que difere essas técnicas do ultrassom comum é a forma com que o parelho dividirá e mostrará as imagens obtidas, pois no tradicional conseguimos ver somente os ossinhos e órgãos internos do bebê. Nos demais, percebermos a camada de pele que cobre o feto", salienta Domingos Mantelli.
  • 5 Quanto custa um exame 3D ou 4D?
    Os valores dos exames variam entre R$200 e R$300. E, de acordo com Zanforlin, a maioria dos convênios de saúde ainda não cobre a ultrassonografia 3D e 4D. "Acho muito difícil que venham a liberar estes procedimentos, pois seu maior benefício é imponderável e não necessariamente está relacionado com a minimização de riscos ou melhoria objetiva do estado de saúde", explica.
  • 6 Quanto tempo demora o ultrassom? Preciso me preparar antes?
    "Os exames demoram o mesmo tempo de um ultrassom normal e não existe diferença na execução dos procedimentos. Para adquirir fotografias ainda melhores é bom que a mamãe tome bastante água antes de fazer o exame", explica Domingos Mantelli. Os exames costumam durar 1h.

Nenhum comentário: