1.18.2014

Dicas saudáveis para a rotina do casal

Para você que está namorando, é casado (a) ou possui algum outro tipo de relacionamento em que residem juntos, veja algumas dicas para os casais que pretendem melhorar seus hábitos alimentares:

- Elabore um cardápio para a semana toda e escolha alimentos saudáveis, de todos os grupos alimentares. Ter um cardápio pronto torna a rotina mais prática, dessa forma você não precisa todos os dias pensar no que fazer para as refeições.
- Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que realmente seja necessário. Não vá às compras com fome, pois acabará comprando além do que é importante e gastando a mais também.
- Procure adquirir mais alimentos naturais, sem agrotóxicos, nem aditivos químicos.
- Evite comprar salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, balas, ou seja, alimentos muito calóricos, ricos em gordura .

- Na hora da compra observe o rótulo dos produtos, veja o valor nutricional, ingredientes dos produtos e data de validade. Quanto menos gordura saturada, aditivos químicos, corantes, açúcares, sódio, mais saudável o produto é.
- Ao invés de refrigerantes, dê preferência por comprar frutas, sucos à base de soja e até mesmo polpas de frutas congeladas.
Publicidade
- Evite comprar pratos prontos, dê preferência por realizar as preparações em casa, assim você saberá exatamente quais os ingredientes que você estará consumindo e também garantindo a higiene da preparação.
- A maioria dos casais hoje em dia trabalha o dia todo, chegam cansados e não querem se preocupar com o que vão comer. Neste caso, sugiro que a mudança aconteça quando acordar. Faça um café da manhã equilibrado, antes de sair de casa, leve alguns alimentos práticos para os lanches intermediários, como iogurte, barra de cereais, frutas, sucos, biscoitos, enfim, o que for mais prático.
- No almoço, tente comer com variedade, qualidade e não exagere na quantidade. No jantar, quando os dois estiverem em casa, escolha uma opção saudável e prática. Por exemplo: ao invés de pedir pizza ou fast food, elabore uma pizza de frigideira com ingredientes de baixas calorias, que você tenha em casa, fica pronto rapidinho.
- Outra opção é fazer sanduíches com ingredientes saudáveis. Sugestões: queijo branco, ricota, requeijão, queijo cottage, peito de peru, presunto magro, blanquet de peru, frango desfiado, carne fatiada, verduras e legumes crus.

- Se você e o seu parceiro preferem fazer uma refeição mais completa, que tal uma salada variada, uma carne grelhada? Uma sopa também é uma ótima pedida, principalmente nos dias frios.
- Nos finais de semana, não há problema em frequentar um restaurante e consumir alimentos mais calóricos ou até mesmo uma bebida alcoólica. O segredo está na freqüência e na quantidade, que sempre devem ser moderadas.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Nenhum comentário: