1.18.2014

Acupuntura para engravidar: quando funciona?


A acupuntura pode aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro, mas nem sempre a eficácia é garantida.


Atualizado em 14/01/2014
Melissa Schröder






A acupuntura funciona quando a probabilidade de gravidez é pequena, segundo estudo.
Foto: Andy Alvez
Quanto maior a dificuldade nesses casos, mais úteis seriam as agulhas. Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, analisaram 16 estudos com cerca de 4 mil pacientes que realizaram fertilização in vitro e observaram que a acupuntura funciona apenas quando a probabilidade de gravidez já é pequena, em decorrência de idade ou de fatores físicos e emocionais. Para a ginecologista Maria Cristina Biazotti, do Centro de Medicina Reprodutiva Sêmion, em Campinas, o resultado não é uma surpresa. Ela explica que a acupuntura aumenta o fluxo sanguíneo no endométrio, regula os hormônios e diminui a ansiedade - geralmente, quem não consegue engravidar também precisa equilibrar essas alterações. "No período do implante do embrião, também é comum ficar ansiosa, e isso pode prejudicar o sucesso da fertilização", acrescenta.
 

Quando ajuda?

Para mulheres ansiosas, estressadas e com maior dificuldade para engravidar com tratamentos de fertilização in vitro.
 

Quando não ajuda?

A acupuntura não tem contraindicações, mas seu efeito tende a ser indiferente caso a possibilidade de gravidez já seja acima da média.


Acupuntura para engravidar

Especialista explica como as agulhas podem ajudar no aumento da taxa de fertilidade

por Redação
A acupuntura é uma ciência milenar muito usada em dias atuais para tratar doenças e sintomas de dor, no entanto uma nova vertente dessa prática medicinal tem ajudado muitas mulheres quando o assunto é gravidez. Estudos realizados por pesquisadores alemães e americanos comprovaram a eficácia do método.
Mas será que só as agulhas podem resolver o problema da fertilidade? A resposta é não. A médica fisiatra e clínica de dor Adriana Athias, da Clínica Origem, explica que não há trabalhos que comprovem a eficácia da acupuntura no aumento da taxa de fertilidade isoladamente. O tratamento está sempre associado a uma reprodução assistida, no caso à fertilização in vitro.
"Geralmente a mulher procura um especialista em reprodução e ele indica a acupuntura que aumenta em até 5% a chance de fertilidade", garante Adriana. "A acupuntura estimula a produção de neurotransmissores e de folículos, aumenta a perfusão sanguínea na região do útero, além de ajudar no relaxamento e na dimunuição do estresse", pontua a especialista. CONTINUE LENDO ESSA MATÉRIA
LEIA: ACUPUNTURA ESTÉTICA – DESCUBRA AS VANTAGENS
LEIA: VERDADES SOBRE A GRAVIDEZ DEPOIS DOS 30

Nenhum comentário: