1.14.2014

'rolezinho' é importado de SP para o Rio


Shopping Leblon, no Rio, promete medidas após convite para 'rolezinho'

Evento tinha 5 mil confirmados às 18h30 desta segunda-feira (13).
Shoppings de SP entraram com liminares para impedir eventos.

Do G1 Rio
320 comentários
Convite para 'rolezinho' tinha mais de 5 mil pessoas confirmadas até as 18h30 desta segunda (Foto: Reprodução / Facebook)'Rolezinho' tinha mais de 5 mil pessoas confirmadas até as 18h30 (Foto: Reprodução / Facebook)
Entenda os rolezinhos (Foto: Arte/G1)
Um convite no Facebook promete levar para o Rio a prática conhecida como "rolezinho", que tem mobilizado jovens no estado de São Paulo. Com mais de 5 mil pessoas confirmadas até as 18h30 desta segunda-feira (13), o "Rolezinho no Shopping Leblon", marcado para domingo (19), às 16h20, alertou a administração do shopping, na Zona Sul da cidade, que informou estar "tomando as medidas cabíveis para garantir a segurança aos seus lojistas, consumidores e funcionários".
Os "rolezinhos", como ficaram conhecidos, são encontros marcados  pela internet por adolescentes. Os eventos ocorrem sobretudo em shoppings, e ganharam repercussão depois de dezembro, quando aglomerações de milhares de jovens assustaram frequentadores e fizeram centros comerciais fecharem as portas mais cedo. Os organizadores definem os encontros como um "grito por lazer" e negam qualquer intenção ilegal.
A adminstração do Shopping Leblon não informou que ações está tomando, nem se vai tentar na Justiça para tentar impedir o evento. A medida tem sido adotada por shoppings de São Paulo e será prática comum do comércio, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
No convite postado no Facebook, os organizadores dizem que o "Rolezinho no Shopping Leblon" foi marcado em apoio aos eventos paulistas. "Em apoio à galera de São Paulo, contra toda forma de opressão e discriminação aos pobres e negros, em especial contra a brutal e covarde ação diária da Polícia Militar no Brasil, seja nos shoppings, nas praias ou nas periferias", diz o texto.
Confusão em SP
No sábado (11), houve correria no Shopping Metrô Itaquera, em São Paulo. Uma loja e pelos menos dois clientes relataram furtos. Três jovens foram levados para a delegacia e liberados.

Segundo a Alshop, o caminho para impedir os eventos será o mesmo adotado pelos shoppings Itaquera, Campo Limpo e JK Iguatemi, que ganharam liminares neste fim de semana impedindo as reuniões, sob pena de multa de R$ 10 mil para quem infringisse a determinação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os jovens adolescentes não teriam algo melhor para fazer, do que está babaquice