1.15.2014

Por que tudo no Brasil está tão caro?

 
Eu não ia comprar, porque carregar patinete é trambolho demais no avião. Seria mais um penduricalho para ser despachado com malas, mas quando vi o preço mudei de ideia. Quinze libras. Pela cotação de hoje, são R$ 39. Um patinete em Brasília, de menina, digamos assim, estava R$ 175. Pela internet, eu tinha encontrado uns por R$ 116. Mas nada em torno de R$40. Eu estava em Londres, a trabalho, cidade listada como uma das mais caras do mundo. E lá estava o sonhado patinete da Hello Kitty diante de mim…
Morei em Londres por duas ocasiões. Penei, financeiramente falando, tanto em 1992, como estudante, como em 1998, trabalhando de correspondente. Não consegui manter o padrão de vida que eu tinha no Brasil.
Mas em março de 2011 tudo parecia diferente. Não satisfeita com o patinete, comprei também umas roupinhas para as crianças, baratíssimas. Daquelas que você lava na máquina e não desbota, entende. Levei também tênis de corrida para meu marido (um terço do preço no Brasil), fora maquiagem para mim. Tudo muito mais barato do que os similares, genéricos ou itens da mesma marca no Brasil.
 Por que tudo está tão caro no Brasil. A reportagem pesquisou 16 produtos, no país e no exterior, e mostrou como o preço brasileiro estava quase sempre bem acima da média internacional.
Pois é, patinete não estava na lista, nem tênis de corrida, nem maquiagem, claro, mas para você ver que essa lista é imensa.
Tem algo muito errado quando um short de criança, sem grife ou marca, no Brasil, é vendido por R$ 30 (não dá nem US$20) quando lá fora, em países desenvolvidos e ricos, você compra até três pelo mesmo preço. Muito estranho também você comprar três pares de meia de qualidade, para crianças, por R$ 10, preço de um por aqui.
Os preços no Brasil estão muito altos sim, e há muito tempo.
Ah, sim, queria avisar que Londres continua sendo uma capital muito cara, ok. Metrô, cafezinho, hotéis, entradas de museus, restaurantes, cinema, teatro…tudo “pela hora da morte”.
Para terminar, considerações de uma amiga britânica,que mora em Londres com o marido brasileiro e dois filhos. Eles vêm todo ano ao Brasil para visitar a família e aproveitam para passear e conhecer melhor o país. Ela reclamava do custo de fazer turismo por estas bandas tropicais.  Falou do que pagaram por refeições num restaurante nada especial em Santos, litoral paulista. “A gente come melhor na Europa pelo mesmo preço”, disse-me Joanna, em tom de protesto. Contou-me também das férias passadas em Foz do Iguaçu. “Caro demais”, reclamou. “Os ingleses podem ir para o  Caribe por muito menos do que para o Brasil. Tem alguma coisa errada. As pessoas esperam gastar menos no Brasil e isso não é verdade. Tem que conhecer muito e ter ótimas dicas para chegar a lugares bons por preços razoáveis”.  Joanna tem razão.
Sobre o caso de abertura deste post, não venham me dizer que o patinete da Hello Kitty é produzido na Inglaterra. Feito lá, na China ou onde quer que seja, é um acinte ser ridiculamente mais barato justamente numa das cidades mais caras do mundo.
Por que tudo está tão caro no Brasil?
Isabel Clemente
   Reprodução

Nenhum comentário: