6.15.2010

6 RAZÕES PARA VOCÊ NÃO ADIAR A VISITA AO GINECOLOGISTA


Chega de desculpas! Especialista fala sobre problemas que podem ser evitados quando vamos ao ginecologista periodicamente.
Toda mulher já está cansada de saber que deve ir ao ginecologista, pelo menos, uma vez ao ano. Mas, às vezes, a correria do dia a dia faz com que elas adiem este compromisso. Para que você coloque as desculpas de lado e invista mais em você e no seu bem estar, confira uma lista de benefícios que o ginecologista Nelson Valente, preparou pra você.

Prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero – Ao consultar o ginecologista regularmente, as mulheres podem prevenir o aparecimento do câncer de colo do útero. Na consulta, o médico realizará o exame de Papanicolau em mulheres a partir dos 18 anos de idade ou que já tenham iniciado atividades sexuais antes desta idade, para verificar a existência de lesões sugestivas de neoplasias ou outras doenças. Diante de alguma alteração significativa, o médico ampliará a investigação com exames mais específicos, como a colposcopia e a biópsia, que permitirão o esclarecimento do diagnóstico.

Prevenção e detecção do câncer de mama – O auto-exame da mama é um procedimento válido para que as mulheres desenvolvam o hábito de se auto-observarem. Porém, para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a recomendação é a realização da mamografia, exame que consegue identificar, por exemplo, microcalcificações, que são do tamanho de um grão de açúcar e que podem denunciar a presença de um tumor de tamanho tão pequeno que não permite ser apalpado. O médico ginecologista pode solicitar a mamografia associada ou não à ultrassonografia das mamas. Nos casos suspeitos, pode aprofundar a avaliação orientando a realização da mamotomia, que consiste na retirada do material para análise patológica, realizada por meio de uma agulha. No Brasil, o rastreamento do câncer de mama tem sido recomendado a partir dos 40 anos de idade e, mais precocemente, em casos selecionados e conduzidos pelos médicos especialistas.

Suspeita de mioma ou endometriose – Normalmente, esses transtornos ocasionam sangramento menstrual excessivo – no mioma – e dor abdominal e pélvica em determinadas fases do ciclo menstrual, na endometriose. Por isso, é importante relatar esses sintomas ao ginecologista. Há recursos ultrassonográficos voltados ao esclarecimento dessas situações, além da importância do Papanicolau de rotina, que nunca deve ser negligenciado.

Manter a saúde do Bebê e da Gestante – A saúde do bebê e da gestante dependem, prioritariamente, de um bom acompanhamento médico, desde o início da gestação. Dessa forma, é possível prevenir transtornos graves, como hipertensão arterial e diabetes, orientar medidas que evitam o contato com agentes infecciosos e acompanhar o desenvolvimento normal do feto.

Incontinência Urinária – Apesar de ser um problema relativamente sem gravidade, gera constrangimento e compromete a qualidade de vida das mulheres que o desenvolvem. De fato, diversos aspectos podem favorecê-lo, desde cirurgias e partos prévios, até alguma tendência familiar. A boa notícia é que há procedimentos cirúrgicos que conseguem boa resolução da situação.

Controle dos sintomas da menopausa – A menopausa é caracterizada pela redução na produção dos hormônios, estrógeno e progesterona, o que pode causar secura vaginal, insônia, ondas de calor e instabilidades emocionais. Para aliviar os sintomas, o melhor mesmo é contar com a ajuda do médico especialista que indicará o melhor tratamento a ser realizado. Um exemplo é a reposição hormonal, geralmente feita com dosagens relativamente baixas de estrógenos que pode ser adicionado a progesterona, para pacientes que possuem útero. O tratamento adequado, aliado a práticas de hábitos saudáveis colaboram para que as mulheres possam melhorar a vida sexual e evitar uma série de doenças, inclusive a osteoporose.

Mais informações

Lego Medicina Diagnóstica

http://www.legolab.com.br

Nenhum comentário: