6.15.2010

Dietas malucas não dão certo


Tem a dieta da papinha, a do limão, a do tipo sanguíneo, a da luz e até a da mastigação. E todas prometem emagrecimento rápido.
Todo mundo gosta de comer, mas ninguém quer engordar. Para controlar o excesso de peso, a solução é dieta, as mais estranhas que você possa imaginar.

“De todas as dietas que eu fiz a que eu mais gostei foi a da TPM. Vai ser montado um cardápio de alimentos que vão prevenir os sintomas da TPM e ele funciona muito bem. Eu perdi peso e ganhei felicidade e tranquilidade”, conta a dona de casa Liz Polania.

Os estudantes Leonardo Fae e Adriana Sandoval também já tentaram vários desses regimes que prometem o corpinho cobiçado em um passe de mágica.

“Já fiz dieta do chá, dieta da bolacha de água e sal, dieta das frutas, dieta do nada, que não come nada. Não come nada, vive de água, de luz”, lembra Adriana.

“Fiz a dieta do limão, que são 20 dias. Inicia com um limão em jejum puro e vai até dez, quando dá dez você começa a retornar”, completa Léo.

Mas será que essas dietas malucas são mesmo eficazes? Para responder a essa pergunta o Fantástico reuniu três endocrinologistas.

Endocrinologista é médico de glândulas. Normalmente são eles que mandam você fechar a boca se quiser entrar na linha. Vamos conversar com eles sobre dietas bizarras. Lembra do Léo e da dieta do limão?

“Eu emagreci sete quilos com a dieta do limão”, lembra Léo.

“Não funciona, e a vida inteira chupando limão? Quando as pessoas acordam de mau humor, aquelas pessoas mal humoradas, a gente diz: ‘O que foi, chupou limão hoje cedo?’ Talvez ele vá conseguir uma bela gastrite ou coisa do gênero, né?”, diz o médico João Alberto Mattos.

Segundo eles, tem coisa bem pior.

“Para mim, a mais absurda de todas é aquela que as pessoas se alimentam de luz. Acho que tudo tem um limite na vida, mas esse, quem falou isso realmente extrapolou, fala sério!”, comenta a médica Zuleika Halpern.

Na dieta da luz a pessoa toma água e se alimenta de luz. Tem também aquele regime que promete emagrecer o desavisado com a ajuda do além.

“Uma força maior, os espíritos, fazem a dieta por você e é como se fosse uma seita. Se você eventualmente não seguir a dieta vai ter um castigo, quer dizer, o espírito que rege aquela pessoa, que tem que ter aquela dieta específica, a pessoa nunca mais na vida vai conseguir emagrecer”, diz o médico Felippo Pedrinola.

Outra dieta gasta os maxilares do gordinho com exatas 32 mastigadas.

“Você calcula, depois da quinta garfada quem está em volta levanta e vai embora”, brinca João Alberto Mattos.

O conto do emagrecimento milagroso inclui ainda comer papinha de nenê ou elaborar um cardápio a partir do tipo sanguíneo. Dá até para criar uma dieta só para os chocólatras.

“Pode inventar aqui rapidamente a dieta do bombom. A pessoa vai emagrecer se ela comer só cinco bombons por dia e água, por exemplo”, explica Felippo Pedrinola.

Então, veja as dicas:

“Atividade física. A má notícia é que tem que fazer, a boa é que não precisa fazer tanto, mas tem que ter regularidade”, ensina Pedrinola. “A gente tem duas variáveis quanto ingerimos de calorias e quanto nós gastamos. O resultado dessa conta, se o balanço for negativo, ela vai emagrecer.”

“Se for uma dieta muito esdrúxula, muito horrorosa, ninguém vai conseguir manter aquilo por muito tempo. Quando voltar a comer, ela não aprendeu realmente como deve comer no dia a dia. Ela vai comer não só como ela comia anteriormente e muitas vezes até mais”, explica Zuleika. “Não dá para comer tudo o que gosta todo dia, a quantidade que quer, a hora que quer, então tem que ter uma certa disciplina até para comer”.

Nenhum comentário: